06/02/2024 às 12h03min - Atualizada em 06/02/2024 às 12h03min

Pesquisadores descobrem um novo planeta muito semelhante à Terra primitiva

Batizado de HD 63433 d e localizado a apenas 73 anos-luz de distância, ele pode ajudar a entender a evolução de mundos como o nosso

Usando dados do satélite TESS, da NASA, astrônomos encontraram um exoplaneta coberto de lava nas proximidades do nosso Sistema Solar. Batizado de HD 63433 d, ele está situado a apenas 73 anos-luz de distância de nós. Segundo os pesquisadores, o astro é semelhante à Terra quando "recém-nascida".

Travamento de maré
O HD 63433 d orbita em torno da estrela HD 63433 (TOI 1726) no sistema planetário HD 63433. Com cerca de 400 milhões de anos, trata-se do planeta do tamanho da Terra mais próximo e mais jovem a ser descoberto. De acordo com os astrônomos, ele também é o menor exoplaneta com menos de 500 milhões de anos já encontrado.

O planeta orbita ao redor de sua estrela em um balé cósmico que o leva a completar uma volta a cada 4,2 dias. O HD 63433 d apresenta uma característica conhecida como travamento de maré, o que significa que há um lado diurno que sempre encara sua estrela enquanto o outro fica constantemente na escuridão.

Embora o planeta recém-descoberto e a sua estrela tenham quase o tamanho da Terra e do Sol, o HD 63433 d é bastante diferente do nosso mundo natal. Em primeiro lugar, ele está na sua infância em comparação com a Terra, que tem 4,5 bilhões de anos. Além disso, o próprio sistema planetário ao qual pertence é cerca de 10 vezes mais jovem que o nosso.

“É um planeta útil porque pode ser como uma Terra primitiva”, disse a astrofísica Melinda Soares-Furtado, da Universidade de Wisconsin-Madison, que liderou a pesquisa junto com o astrônomo Benjamin Capistrant, da Universidade da Flórida. Aprender as diferentes formas como os planetas semelhantes à Terra podem formar-se e evoluir, especialmente em torno de estrelas semelhantes ao Sol, pode ajudar os cientistas a descobrir os ingredientes que permitem o surgimento de vida em outros locais do Universo.