AtaNews Publicidade 728x90
22/01/2024 às 15h05min - Atualizada em 22/01/2024 às 15h05min

Histórico: Japão se torna o quinto país a pousar na Lua

Módulo SLIM de alta precisão tocou o solo lunar com sucesso nesta sexta-feira

History
JAXA/DIVULGAÇÃO
O Japão fez história nesta última sexta-feira (19/01) ao se tornar o quinto país a pousar na Lua. A nave SLIM (Smart Lander for Investigating Moon, ou “módulo de pouso inteligente para investigar a Lua”, em tradução livre) alcançou com sucesso o solo lunar às 12h20 (horário de Brasília). O equipamento foi projetado como demonstração de tecnologia para pouso de alta precisão.

Pouso preciso
O objetivo da Agência Espacial do Japão (JAXA) era fazer o equipamento pousar a apenas 100 metros de uma área-alvo específica. Nunca antes os humanos tentaram pousar uma espaçonave com tanta precisão. Aparentemente, a SLIM conseguiu cumprir essa missão, mas a confirmação só será possível na próxima semana.

No entanto, nem tudo saiu como planejado. De acordo com a JAXA, as células solares da SLIM não estão carregando e gerando eletricidade, ou seja, o equipamento está utilizando apenas as suas baterias. Se a nave não conseguir carregar, a vida útil da sua missão poderá ser de apenas algumas horas. Há uma chance de que, quando a direção do Sol mudar, ele atinja as células solares e elas comecem a carregar.

Por enquanto a JAXA desligou parte da espaçonave para economizar energia e está priorizando o download dos dados de pouso e das fotografias tiradas. Os Estados Unidos e a URSS foram os primeiros países a pousar na Lua, há mais de meio século. Recentemente, China e Índia também conseguiram marcar presença no solo lunar.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »