AtaNews Publicidade 728x90
12/01/2024 às 16h52min - Atualizada em 12/01/2024 às 16h52min

‘Um luxo desagradável’: Mark Zuckerberg é criticado após investir em fazendas de criação de animais para consumo

ANDA
Repodução | Instagram
O fundador da Meta, Mark Zuckerberg, está desenvolvendo uma iniciativa pecuária em sua propriedade de 1.500 acres em Kauai, Havaí, para produção de carne. Em uma postagem no Instagram, Zuckerberg compartilhou que suas vacas serão alimentadas com farinha de macadâmia e receberão cerveja, enfatizando a intenção de tornar o processo totalmente local. Ele afirmou que suas filhas estão envolvidas no projeto, ajudando a plantar árvores e a cuidar dos animais.

No entanto, a publicação atraiu críticas, especialmente relacionadas aos problemas éticos associados à criação de vacas. A PETA, organização em defesa dos direitos animais, comentou sobre os impactos negativos do projeto, considerando-o prejudicial para os animais, o planeta e até mesmo para as crianças de Zuckerberg. O histórico de Zuckerberg em relação ao consumo de carne também foi mencionado, lembrando seu comentário em 2011 sobre ter se tornado “basicamente vegetariano” após afirmar que só consumiria animais que ele próprio matasse.

Além das críticas éticas, comentaristas levantaram preocupações sobre os custos climáticos da iniciativa. A decisão de Zuckerberg de criar vacas foi questionada em termos dos impactos ambientais, especialmente em relação à pegada de carbono associada à produção de carne bovina. Nicholas Carter, ecologista e cientista de dados, destacou que o transporte de um quilo de nozes de macadâmia ao redor do mundo teria um impacto climático muito menor do que produzir um quilo de carne bovina local. Ele ressaltou que apenas 1% da pegada de carbono da carne bovina provém do transporte.

A produção de carne bovina é reconhecida como uma das mais prejudiciais ao meio ambiente, emitindo uma grande quantidade de gases de efeito estufa. Comentários ecoaram a importância de mudar para um sistema alimentar baseado em vegetais para combater a fome global e a crise climática. A criação de vacas por Zuckerberg foi criticada por aumentar sua pegada de carbono e por contribuir para os impactos negativos associados à produção de carne bovina, como deslocamento de terras, emissões de metano e ineficiências no uso de recursos. O apelo à transição para um sistema alimentar baseado em vegetais foi reforçado como uma solução crucial para melhorar a eficiência da produção e reduzir os impactos ambientais.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »