AtaNews Publicidade 728x90
08/01/2024 às 12h16min - Atualizada em 08/01/2024 às 12h16min

Japão está prestes a se tornar o quinto país a pousar na Lua

Missão SLIM deve atingir a superfície do satélite natural na segunda metade de janeiro

History
JAXA/DIVULGAÇÃO
Na segunda metade de janeiro, o Japão deve se tornar o quinto país a pousar na Lua. Os Estados Unidos e a URSS foram os primeiros a alcançar o feito, há mais de meio século. Recentemente, China e Índia também conseguiram marcar presença no solo lunar.

Pouso de alta precisão
A Agência Espacial Japonesa (JAXA) marcou o dia 19 de janeiro de 2024 para tentar um pouso de alta precisão com a nave SLIM (Smart Lander for Investigating Moon, ou “módulo de pouso inteligente para investigar a Lua”, em tradução livre). O dispositivo foi lançado em 6 de setembro de 2023 a bordo de um foguete H-IIA. O equipamento alcançou a órbita lunar em 25 de dezembro.

Segundo a JAXA, o pouso da SLIM será um feito tecnológico. “O SLIM visa alcançar um ponto de pouso com uma precisão inferior a 100 metros”, diz um comunicado da agência. “Isso marca um pouso de alta precisão sem precedentes em um corpo gravitacional como a Lua, e espera-se que os resultados contribuam para programas como a exploração espacial internacional que estão atualmente em estudo”..

Durante sua descida, a SLIM irá analisar as crateras lunares usando uma tecnologia semelhante aos sistemas de reconhecimento facial. A ideia é aproveitar todos os dados coletados e essa nova tecnologia em futuras missões lunares.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »