AtaNews Publicidade 728x90
11/12/2023 às 19h11min - Atualizada em 11/12/2023 às 19h11min

Medicamento anti-envelhecimento para cães está perto de obter aprovação de agência americana

Época
Divulgação/Ilustração|Freepik
Um medicamento que poderia potencialmente prolongar a vida de cães de raças grandes está mais perto de ser aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA.

Isso está de acordo com um anúncio feito na semana passada pela empresa de biotecnologia Loyal, de São Francisco, a empresa por trás do medicamento.

Atualmente, não existem medicamentos para animais aprovados pela FDA ou aprovados condicionalmente para esta finalidade.

“Existem 25 milhões de cães de raças grandes somente nos EUA – são 25 milhões de cães que podemos ajudar a viver mais e com melhor qualidade de vida”, disse Celine Halioua, CEO e fundadora da Loyal, em comunicado enviado à Fox News Digital. .

A empresa afirma que o medicamento LOY-001 pode ajudar a desacelerar processos relacionados à idade em cães com 40 quilos ou mais.

O medicamento atua interagindo com um hormônio chamado IGF-1, que acelera o processo de envelhecimento. Ele foi projetado para prevenir doenças caninas relacionadas à idade – em vez de esperar até que os sintomas apareçam, de acordo com um porta-voz da Loyal.

“A abordagem da Loyal representa um paradigma diferente, utilizando a nossa compreensão dos mecanismos subjacentes do envelhecimento para reduzir o risco destas doenças em primeiro lugar”, afirmou a empresa num comunicado enviado à Fox News Digital.

Na semana passada, a farmacêutica anunciou que o LOY-001 superou os obstáculos iniciais junto à FDA, o que sinalizou que os dados até agora mostram a eficácia potencial do medicamento.

No entanto, mais marcos devem ser alcançados antes que o medicamento seja totalmente aprovado e possa chegar ao mercado.

Isso inclui a conclusão de um grande ensaio clínico e uma revisão dos dados de segurança e fabricação.

Até agora, o processo de quatro anos incluiu estudos intervencionais de LOY-001 em um modelo de envelhecimento canino aceito pela FDA e um estudo observacional (sem drogas) de 451 cães, de acordo com o site da Loyal.

“O marco de hoje é uma parte crucial do pedido de aprovação condicional da Loyal”, disse a empresa no comunicado à imprensa.

“Isso significa que o FDA concorda que LOY-001 tem uma expectativa razoável de eficácia”, continuou a declaração. “Assim que o FDA aprovar os pacotes de dados de fabricação e segurança do Loyal, o Loyal poderá comercializar o medicamento para prolongar a vida útil da população canina-alvo.”

“A aprovação condicional dura até cinco anos, período durante o qual a Loyal coletará os dados de eficácia restantes e solicitará a aprovação total.”

A expectativa de vida média de um cão é de cerca de 10 a 13 anos, com raças maiores envelhecendo mais rápido e tendo uma expectativa de vida ainda mais curta, de acordo com veterinários que conversaram com a Fox News Digital.

Alguns acreditam que isso se deve à criação seletiva, que pode aumentar o tamanho e o desenvolvimento de um cão.

Ivana Crnec, veterinária da fundação Veterinarians.org, com sede no Texas, disse à Fox News Digital que o tamanho do corpo e a taxa de crescimento são fatores-chave que afetam a longevidade de um cão.

O hormônio promotor de crescimento IGF-1 – que se acredita desempenhar um papel na aceleração do envelhecimento e na redução da expectativa de vida – foi encontrado em níveis muito mais elevados em cães grandes em comparação com cães de raças pequenas.

A nova droga experimental tem como alvo esse hormônio promotor do crescimento para reduzir seus níveis.

“Na minha opinião profissional, o medicamento é inovador”, disse Crnec.

“Ainda precisamos esperar e ver seus resultados e possíveis efeitos colaterais, mas até agora, LOY-001 é definitivamente promissor”, continuou ela. “O facto de a FDA ter descrito o medicamento como tendo ‘expectativas razoáveis ​​de eficácia’ diz muito sobre o seu potencial.” (Ela não estava envolvida na pesquisa.)

Ao retardar o efeito do envelhecimento nas funções vitais, a droga “terá indiretamente um impacto positivo na qualidade de vida de raças de cães grandes e gigantes”, disse Crnec à Fox News Digital.

Outros veterinários disseram estar cautelosamente otimistas.

“Parece bom demais para ser verdade”, comentou o Dr. Jeffrey Krasnoff, veterinário do Brookville Animal Hospital em Long Island, à Fox News Digital sobre o medicamento experimental.

“Eu adoraria ver a pesquisa. Seria incrível se realmente fizesse diferença na longevidade de nossos grandes amigos caninos.”

O medicamento é administrado por injeção por um veterinário a cada três ou seis meses, mas a empresa está trabalhando em uma pílula diária, segundo o site da Loyal.

Espera-se que LOY-001 esteja disponível em 2026, sujeito à aprovação da FDA dos dados de fabricação e segurança da Loyal.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »