AtaNews Publicidade 728x90
08/12/2023 às 15h11min - Atualizada em 08/12/2023 às 15h11min

Cientistas observam gigantesco buraco no Sol do tamanho de 60 Terras

Abertura está emitindo um poderoso vento solar em direção ao nosso planeta

History
Foto: IMAGENS NASA
Um vídeo feito pelo Observatório de Dinâmica Solar da NASA mostra um gigantesco buraco na atmosfera do Sol. Segundo os pesquisadores, a abertura é tão grande que caberiam 60 Terras dentro dela. Por ali, está sendo emitido um poderoso vento solar em direção ao nosso planeta.

Buraco coronal
Segundo os pesquisadores, a abertura é um buraco coronal (região na atmosfera do Sol onde os campos magnéticos se abrem, permitindo que o vento solar escape). Essa gigantesca mancha escura se formou em 2 de dezembro e atingiu sua largura máxima de cerca de 800 mil quilômetros em 24 horas. Desde 4 de dezembro, o buraco aponta diretamente para a Terra.


Inicialmente, os cientistas previram que o buraco poderia desencadear uma tempestade geomagnética moderada (G2), com possibilidade de provocar apagões nas transmissões de rádio e causar impressionantes auroras nos próximos dias. No entanto, o vento solar tem sido menos intenso do que o esperado. Até agora, a tempestade resultante é de categoria fraca (G1).

Não se sabe ao certo por quanto tempo essa abertura permanecerá no Sol. Segundo a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA), buracos coronais anteriores duraram mais do que o período de uma única rotação solar (27 dias). Na semana passada, um outro fenômeno envolvendo o Sol chamou atenção: em 1º de dezembro, uma tempestade solar "canibal" atingiu a Terra.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »