AtaNews Publicidade 728x90
05/12/2023 às 14h03min - Atualizada em 05/12/2023 às 14h03min

NASA deve lançar missão para lua de Saturno em 2028

Drone nuclear do tamanho de um carro irá buscar sinais de vida em Titã, um dos satélites naturais do planeta

History
Foto: NASA/JOHNS HOPKINS APL/STEVE GRIBBEN/DIVULGAÇÃO
A NASA estima para 2028 o lançamento de uma missão que irá explorar Titã, uma das luas de Saturno. O projeto consiste no envio de um drone nuclear do tamanho de um carro com o objetivo de coletar amostras da superfície do satélite natural. O material será analisado para determinar se o local (que também é um mundo oceânico) pode ter o potencial de abrigar vida.

Origens da vida no Sistema Solar
A agência espacial americana deu o sinal verde para o prosseguimento da etapa final do projeto, conhecida como Fase C. No início deste ano, o Dragonfly passou em todos os testes de sua revisão preliminar. A equipe responsável também foi solicitada a realizar um replanejamento da missão com base nos níveis de financiamento do pedido de orçamento para 2024. Com isso, a data de lançamento agora está prevista para julho de 2028. 

NASA/JOHNS HOPKINS APL/STEVE GRIBBEN/DIVULGAÇÃO

“A equipe do Dragonfly superou com sucesso uma série de desafios técnicos e programáticos neste ousado esforço para coletar novos dados científicos em Titã,” disse Nicola Fox, administradora associada da Direcção de Missões Científicas da NASA. “Estou orgulhosa desta equipe e de sua capacidade de manter todos os aspectos da missão avançando em direção à confirmação”, completou.

O Dragonfly, que faz parte da única missão da NASA à superfície de outro mundo oceânico, foi projetado para investigar a química complexa que pode fornecer informações sobre as origens da vida em nosso Sistema Solar. O veículo será equipado com câmeras, sensores e coletores de amostras para examinar áreas de Titã conhecidas por conterem materiais orgânicos. Ele irá explorar especialmente as regiões onde esses elementos podem ter entrado em contato com a água líquida sob a superfície gelada da lua no passado.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »