AtaNews Publicidade 728x90
04/12/2023 às 06h55min - Atualizada em 04/12/2023 às 06h55min

Peixes-boi Romeu e Julieta são libertados do parque temático da Flórida após campanha feita por ativistas

De volta pra casa

Redação ANDA
Divulgação/Alan Diaz/AP
O longo cativeiro de décadas de dois peixes-boi idosos, Romeo e Juliet, no Miami Seaquarium, está prestes a chegar ao fim, após intervenção das autoridades federais de vida selvagem e uma campanha fervorosa de ativistas dos direitos animais pela libertação dos mamíferos.

Romeo, uma vaca marinha de 67 anos, e Juliet, de 61 anos, foram “resgatados” em 1956 e permaneceram no Seaquarium desde então. No entanto, o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA confirmou ao The Guardian que os peixes-boi serão transferidos para um santuário em breve, possivelmente na próxima semana.

O grupo de defesa UrgentSeas expôs as condições deploráveis em que os peixes-boi eram mantidos, divulgando um vídeo que mostrava Romeo nadando sozinho em um pequeno e decadente tanque. Segundo eles, os dois mamíferos estavam separados por meses, vivendo em um “horrendo cativeiro”. O vídeo ganhou grande repercussão nas redes sociais.

A intervenção das autoridades foi motivada não apenas pela pressão pública, mas também por um relatório do Departamento de Agricultura dos EUA, que destacou violações nos cuidados veterinários, níveis de pessoal e condições de alojamento dos animais no Seaquarium.

Embora o transporte dos peixes-boi, considerado de “alto risco”, seja necessário para o seu bem-estar futuro, especialmente considerando problemas de saúde e dieta, o destino final não foi divulgado pela FWS. No entanto, a expectativa é que sejam transferidos para uma instalação da parceria de resgate e reabilitação de peixes-boi, onde terão espaço adequado e cuidados veterinários especializados.

A operação de transporte, programada para meados deste mês, vem após uma série de falhas identificadas no Seaquarium, conforme detalhado no relatório do USDA. Além da situação de Romeo e Juliet, o parque tem enfrentado críticas por incidentes envolvendo outros animais marinhos, incluindo uma orca, Tokitae, que morreu em agosto após mais de meio século em cativeiro.

Ativistas, incluindo a ONG PETA, pressionam para que o contrato do Seaquarium seja rescindido. O grupo aponta para várias violações, destacando a necessidade urgente de romper o ciclo de abuso no parque.

O Miami-Dade estabeleceu um prazo de 15 de dezembro para a correção das violações, ameaçando tomar medidas legais caso o Seaquarium não cumpra. The Dolphin Company, controladora do Seaquarium, ainda não se pronunciou sobre as recentes revelações e pressões. O destino de Romeo e Juliet agora está prestes a mudar, oferecendo um vislumbre de esperança para outros animais em cativeiro.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »