AtaNews Publicidade 728x90
27/11/2023 às 14h28min - Atualizada em 27/11/2023 às 14h28min

Fósseis de nova espécie de dinossauro, incluindo seus ovos, são achados na China

Descoberta pode representar o registro mais antigo de exemplares adultos desses animais protegendo seus ninhos

History
Pesquisadores encontraram um conjunto de fósseis de dinossauros que inclui pelo menos três adultos e 50 ovos na província de Guizhou, na China. Os exemplares pertenciam a uma espécie previamente desconhecida que viveu há cerca de 190 milhões de anos e foi batizada como Qianlong shouhu. Um estudo sobre a descoberta foi publicado no periódico National Science Review.

A descoberta pode representar o registro fóssil mais antigo de dinossauros adultos e ninhos encontrados juntos. O nome da espécie reflete esta associação: Qianlong significa "dragão de Guizhou", enquanto shouhu significa "guardar", uma referência ao modo como os animais adultos protegiam seus ovos.

Com base nos fósseis, os pesquisadores acreditam que esses dinossauros adultos atingissem mais de seis metros de comprimento e pesassem até uma tonelada. Os pesquisadores afirmaram que a descoberta oferece uma perspectiva mais detalhada sobre a vida no Jurássico inicial. A análise dos restos fossilizados oferece pistas sobre as estratégias de reprodução e o cuidado parental dos animais.

A descoberta também indica que os ovos tinham uma consistência semelhante ao couro, o que surpreendeu os pesquisadores. "Após a análise, concluímos que a casca de seus ovos exibia uma resistência intermediária, situada entre a flexibilidade dos ovos de cobra e a rigidez dos ovos de galinha. Ao contrário das ideias anteriores que sustentavam que os primeiros ovos de dinossauro eram ou flexíveis ou rígidos, defendemos pela primeira vez a ideia de que eles tinham uma dureza intermediária", disse Han Fenglu, da Faculdade de Ciências da Terra da Universidade de Geociências da China.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »