AtaNews Publicidade 728x90
18/10/2023 às 16h15min - Atualizada em 18/10/2023 às 16h15min

"Cometa do diabo" explode e se desloca em direção à Terra

Erupção causou uma emissão de gelo que se assemelha a um par de chifres

History
Pesquisadores da Associação Astronômica Britânica observaram que um cometa criovulcânico gigante e gelado explodiu pela segunda vez em quatro meses.  Segundo os cientistas, o fenômeno causou uma emissão de gelo e gás que se assemelha a um diabólico par de chifres em volta do objeto. Batizado de 12P/Pons-Brooks, ele tem um diâmetro de aproximadamente 30 quilômetros e deve se aproximar da Terra no ano que vem (sem risco de colisão com nosso planeta).

Aproximação da Terra
Os astrônomos perceberam a explosão quando notaram que o cometa parecia dezenas de vezes mais brilhante devido à luz refletida por sua coma (a nuvem de gás que cerca seu centro, também conhecida como "cabeleira"). De acordo com os pesquisadores, tais erupções ocorrem quando um grande nível de gás e gelo se acumula e entra em combustão, fazendo com que o interior gelado do cometa exploda a partir de grandes fissuras que se formam na crosta do núcleo. Nesse caso, a explosão fez com que surgisse uma nuvem semelhante aos “chifres” exibidos na coma.

Os especialistas acreditam que o formato inusitado da nuvem em volta do cometa pode ter sido causado pela forma do núcleo do 12P . “Os dois ‘chifres’ podem ser causados por uma abertura criovulcânica de formato peculiar, com algum tipo de bloqueio, fazendo com que o material seja expelido com um padrão de fluxo estranho”, disse Richard Miles, da Associação Astronômica Britânica.

O cometa está atualmente se dirigindo para o interior do Sistema Solar, onde contornará o Sol em sua órbita elíptica de 71 anos em torno da estrela. O objeto atingirá o seu ponto mais próximo da Terra em 21 de abril de 2024, quando poderá tornar-se visível a olho nu antes de se distanciar. O 12P só se aproximará do nosso planeta novamente em 2095.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »