AtaNews Publicidade 728x90
09/10/2023 às 13h57min - Atualizada em 09/10/2023 às 13h57min

Mais de 1,7 mil brasileiros em Israel pedem ajuda ao Itamaraty para voltar

O Itamaraty informou ter recebido 1.744 solicitações, sendo a maioria de brasileiros que viajaram para Israel para turismo

Assessoria de imprensa
Foto: Divulgação
Mais de 1,7 mil pessoas procuraram o governo brasileiro, até a manhã desta segunda-feira (9), com um pedido para deixar Israel e a Palestina por causa do conflito deflagrado pelo Hamas, segundo o mais recente balanço do Ministério de Relações Exteriores (MRE).

O Itamaraty informou ter recebido 1.744 solicitações, sendo a maioria de brasileiros que viajaram para Israel para turismo. Desses, 73,2% não têm cidadania israelense. O governo brasileiro montou uma operação para repatriar nacionais na área de conflito.

 Um brasileiro ficou ferido e há outros três desaparecidos desde sábado. Todos estavam em um festival de música eletrônica que acontecia no deserto de Israel, a 20km da Faixa de Gaza, e foi interrompido por terroristas que chegaram atirando e lançando foguetes. 

Primeiro avião da FAB com brasileiros deve deixar Israel na terça (10)
O primeiro grupo de brasileiros resgatados na área de conflito deve deixar Israel em direção ao Brasil na terça-feira (10). Eles vão embarcar no avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que decolou de Natal (RN) no domingo. A aeronave pousou em Roma, na Itália, nesta segunda e aguarda autorização para seguir viagem para repatriar os brasileiros que tentam sair da Palestina ou de Israel. 

A expectativa da FAB é que a aeronave pouse em Tel Aviv, em Israel, ainda na tarde desta segunda para a primeira repatriação de brasileiros. Além da equipe de voo, o KC-30 (nome militar para o Airbus A-330) leva médicos e psicólogos da Aeronáutica para dar apoio aos brasileiros. A lista de passageiros foi elaborada pelas representações diplomáticas do Brasil em Israel.

A Embaixada brasileira em Tel Aviv já colheu os dados de mil brasileiros  hospedados em Tel Aviv e em Jerusalém interessados em voltar ao Brasil. Segundo o MRE, a maioria é de turistas que estão em Israel. Os interessados preencheram um formulário online disponível no site da embaixada. 

O preenchimento do documento não assegura direito à repatriação e a inclusão na lista de passageiros será informada posteriormente. A prioridade, no momento, é para brasileiros residentes no Brasil. A estimativa é que 14 mil brasileiros morem em Israel e 6 mil na Palestina, a grande maioria fora da área afetada pelos ataques. 

Governo brasileiro tem 6 aeronaves para fazer a repatriação 
O governo, por meio da FAB, reservou seis aeronaves para a repatriação. São dois KC-30, com capacidade para 230 passageiros cada, além de dois KC-390, com capacidade para 80 passageiros cada, e duas aeronaves cedidas pela Presidência da República, que transportam 40 passageiros cada.  

“Nós vamos adequando o tamanho da missão em função das necessidades alocadas pelos nossos ministérios. Estamos com um brigadeiro lá na embaixada (de Israel) ajudando nessa consolidação de todos os brasileiros, de todas as embaixadas da região, Egito, Jordânia e Israel, para que possamos trazer todos os brasileiros que estão na região, logicamente aqueles que desejarem. Importante dizer que vários também já estão se colocando em aeronaves comerciais”, informou o comandante da FAB, tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Damasceno.  

O comandante da FAB informou ainda que a primeira lista com os brasileiros que devem ser repatriados deve ficar pronta na manhã desta segunda. Além de Tel Aviv, os aviões do governo brasileiro podem usar aeroportos de outros países que fazem fronteira com Israel e Palestina.  

“Tel-Aviv é o aeroporto que vai repatriar os brasileiros ligados à comunidade israelense. Estamos analisando os outros países e quais aeroportos que nós faremos os resgates da parcela ligada ao Oriente Médio como um todo”, destacou Damasceno.  

Os aviões devem buscar os brasileiros sempre no período da tarde para facilitar os deslocamentos internos até os aeroportos. “No momento de crise como esse os transportes terrestres ficam mais difíceis. Então nós damos chance para que durante as manhãs de cada dia de repatriação eles possam se deslocar até o aeroporto”, explicou.  

Veja telefones e site para brasileiros que queiram deixar Israel e a Palestina
A Embaixada do Brasil em Tel Aviv publicou em seu site um formulário para inscrição de interessados nos eventuais voos de repatriação e transmitirá instruções para deslocamento ao aeroporto de Ben-Gurion à medida que se confirmem os voos.
O governo brasileiro montou no Itamaraty estrutura para o acompanhamento da situação dos brasileiros na região. Os plantões consulares da Embaixada em Tel Aviv (+972 (54) 803 5858) e do Escritório de Representação em Ramala (+972 (59) 205 5510), com Whatsapp, permanecem em funcionamento para atender nacionais em situação de emergência.

O plantão consular geral do Itamaraty também pode ser contatado por meio do telefone +55 (61) 98260-0610.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »