AtaNews Publicidade 728x90
03/07/2023 às 13h37min - Atualizada em 03/07/2023 às 13h37min

NASA isola quatro voluntários por mais de um ano para simular missão a Marte

Os selecionados ficarão confinados por 378 dias em um habitat que reproduz o local no qual os astronautas viverão no Planeta Vermelho

History
Foto: Divulgação/Nasa
A NASA acaba de isolar quatro voluntários nas instalações do Centro Espacial Johnson, em Houston, em uma instalação que simula o habitat no qual astronautas viverão em Marte. Os voluntários Kelly Haston (bióloga), Nathan Jones (médico), Anca Selariu (microbióloga) e Ross Brockwell (engenheiro de voo) ficarão confinados por 378 dias antes de retornarem ao mundo exterior. 

Impacto da vida em Marte
Esta é a primeira das três missões do programa CHAPEA (Análogo de Exploração de Saúde e Desempenho da Tripulação, na sigla em inglês), que tem como objetivo "compreender a dinâmica humana em missões espaciais de longa duração, visando o design e o planejamento bem-sucedido de futuras missões à superfície de Marte". Os voluntários viverão em um habitat de 158 metros quadrados com quartos privados, dois banheiros e áreas de recreação, exercícios e atividades laborais.

Voluntários do projeto CHAPEA (Imagem: NASA/Divulgação)
Enquanto estiverem lá, eles realizarão vários experimentos para medir o impacto da vida em Marte para possíveis futuras missões ao Planeta Vermelho. Durante seu confinamento, os voluntários executarão tarefas que os astronautas fariam em Marte, como caminhadas espaciais (neste caso, simuladas com realidade virtual), atividades científicas variadas e tarefas rotineiras como preparar refeições e fazer a limpeza, entre outras. 

Enquanto isso, os cientistas da NASA estudarão e coletarão dados sobre a saúde física, desempenho e comportamento dessas quatro pessoas. A agência espacial selecionou os voluntários usando os mesmos critérios para a escolha de astronautas, o que significa que eles precisavam de mestrado e experiência profissional no campo STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, na sigla em inglês) ou ter ampla experiência em pilotar uma aeronave.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »