AtaNews Publicidade 728x90
27/06/2023 às 09h44min - Atualizada em 27/06/2023 às 09h44min

Animação da NASA mostra o aumento alarmante do nível do mar nos últimos 30 anos

Apesar de acontecer de forma lenta, o aumento é algo “sem precedentes nos últimos 2.500 anos ou mais”

History
Foto: Nasa
Uma nova animação da NASA mostra um significativo aumento do nível do mar ao longo dos últimos 30 anos. De acordo com dados de satélites, esse nível subiu mais de 9 centímetros entre 1993 e 2022. Embora isso possa parecer insignificante à primeira vista, a agência espacial dos Estados Unidos diz que trata-se de algo “sem precedentes nos últimos 2.500 anos ou mais”.

Derretimento polar
Criada por Andrew J. Christensen, pesquisador do Estúdio de Visualização Científica da NASA, a animação é vista da perspectiva da escotilha de um barco. Com o passar dos anos, à medida que o planeta aquece e o gelo polar derrete, o nível do mar sobe de forma lenta, mas constante.

Um estudo publicado em março na revista Nature aponta que o derretimento da "Geleira do Juízo Final" poderia aumentar o nível do mar de forma catastrófica. Situada na Antártida, a geleira Thwaites tem uma extensão de 192 mil quilômetros quadrados. Segundo os pesquisadores, seu degelo tem o potencial de afetar regiões costeiras de todo o mundo, provocando uma grave crise humanitária. 

Outro estudo anterior, também publicado na revista Nature, sugere que o tempo pode estar se esgotando para proteger a maior camada de gelo do mundo, situada na Antártida. Cientistas estimam que o fenômeno seria capaz de elevar o nível do mar em até 5 metros. Para evitar o pior cenário, seria necessário limitar as temperaturas globais “bem abaixo” dos 2 °C em relação aos níveis pré-industriais, como determina o Acordo de Paris.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »