AtaNews Publicidade 728x90
05/06/2023 às 09h59min - Atualizada em 05/06/2023 às 09h59min

China anuncia plano de enviar astronautas à Lua antes de 2030

País asiático entra de vez em uma nova corrida espacial com os Estados Unidos

History
Foto: Divulgação
Em um novo capítulo na nova corrida espacial entre Estados Unidos e China, o país asiático anunciou que irá enviar astronautas à Lua antes de 2030. Lin Xiqiang, vice-diretor da Agência Espacial Tripulada Chinesa, disse que o órgão está preparando uma missão de "estadia curta na superfície lunar e exploração conjunta humano-robótica”. Enquanto isso, a NASA pretende mandar humanos de volta ao satélite natural da Terra em 2025,em mais uma etapa da Missão Artemis. 

Base na Lua
Desde que enviou humanos ao espaço pela primeira vez em 2003, a China conquistou uma série de avanços. De lá para cá, a agência espacial do país desenvolveu diversos projetos bem-sucedidos, como o envio de uma sonda para explorar a superfície de Marte e o lançamento da estação espacial Tiangong. Durante o anúncio a respeito da missão lunar, Xiqiang também revelou planos de expandir a estação, que deve receber mais um módulo (atualmente ela conta com três). 

A China também planeja construir bases assim que enviar humanos à Lua. Além disso, assim como os Estados Unidos e a Rússia, o país também está de olho no polo sul lunar. Isso porque acredita-se que as crateras da região podem esconder água congelada em abundância, recurso fundamental para missões lunares de longo prazo.

As ambições espaciais da China vêm preocupando os Estados Unidos. No ano passado, Bill Nelson, diretor da NASA, acusou os chineses de querer construir uma base lunar em colaboração com os russos. Segundo ele, esse seria o primeiro passo de um plano do país asiático para “se apoderar” do satélite natural da Terra.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »