AtaNews Publicidade 728x90
02/06/2023 às 11h38min - Atualizada em 02/06/2023 às 11h38min

"Bunker do horror" que abrigava experimentos com humanos na 2ª guerra é encontrado na China

Instalação subterrânea fazia parte da Unidade 731, divisão do exército japonês que usava prisioneiros como cobaias de forma cruel

History
Foto: Divulgação DOMÍNIO PÚBLICO
Arqueólogos na China fizeram uma descoberta importante durante escavações perto de Anda, na província de Heilongjiang.

Eles encontraram um bunker subterrâneo relacionado à Unidade 731, uma divisão do exército japonês que conduziu experimentos horríveis em seres humanos durante a Segunda Guerra Mundial.

O laboratório, considerado o maior centro de pesquisa da divisão, foi construído pelos japoneses em 1941 e funcionou até a rendição do país no fim do conflito, mas sua localização exata era desconhecida até agora.

A Unidade 731, estabelecida em 1931 como uma divisão de saúde pública, expandiu suas pesquisas para experimentos grotescos de guerra biológica e química, usando prisioneiros chineses, coreanos, russos e dos Estados Unidos como cobaias.

O microbiologista Shirō Ishii, conhecido como o "Josef Mengele japonês", foi o coordenador do projeto. Pesquisadores do Instituto Provincial de Relíquias Culturais e Arqueologia de Heilongjiang, que encontraram o bunker, disseram ao jornal South China Morning Post que a descoberta “destaca o legado contínuo das atrocidades da Unidade 731 e seu impacto nos esforços globais para prevenir a guerra biológica”.

Os experimentos da Unidade 731 eram sádicos e resultaram na morte de até 12 mil homens, mulheres e crianças. As vítimas foram submetidas a uma série de testes horríveis, incluindo o uso de granadas, bombas bacterianas, lança-chamas e armas químicas.

Também foram desidratadas, giradas até a morte em centrífugas, injetadas com sangue animal infectado, expostas a raios-X, vivissecadas sem anestesia e confinadas em câmaras de baixa pressão até que seus globos oculares estourassem.

A divisão também infectou pulgas com peste e liberou os insetos sobre cidades chinesas, resultando em surtos de doenças e centenas de milhares de mortes.

Os arqueólogos escavaram parcialmente a estrutura, encontrando salas interconectadas e túneis ramificados a partir do prédio central.

Entre os cômodos, estão laboratórios, salas de observação e dissecção, celas de detenção, garagens, casas de banhos, áreas de refeições e poços. Após a rendição do Japão, os Estados Unidos ocultaram evidências desses experimentos e concederam imunidade a muitos líderes da Unidade 731 em troca dos resultados de suas pesquisas.

As informações confidenciais foram posteriormente transportadas para Fort Detrick, em Maryland, local que serviu como centro do programa de armas biológicas dos Estados Unidos durante a Guerra Fria. 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »