AtaNews Publicidade 728x90
13/04/2023 às 08h19min - Atualizada em 13/04/2023 às 08h19min

Vila romana luxuosa é encontrada em cidade submersa na Itália

Durante séculos, os ricos e poderosos romanos frequentavam as vilas, hospedarias e spas de Baia

History
Durante o fim da República e boa parte do Império Romano, Baia, no litoral da Itália, foi um resort badalado. Mas, no final do século VIII d.C., a parte baixa da cidade acabou afundando no mar devido à atividade vulcânica. Agora, arqueólogos encontraram diversas estruturas que estavam submersas por lá há mais de mil anos. 

"Antro de vício"
Durante uma expedição exploratória, os pesquisadores encontraram uma vila submersa que consiste em um bloco de estruturas com 60 metros de comprimento. O local abriga pisos de mármore bem como colunas feitas do mesmo material. Segundo os arqueólogos, o estilo dos pisos indica que a edificação remonta à Antiguidade Tardia (cerca de 284 d.C. até 750 d.C).

Em 2013, durante outra pesquisa submarina no local, pesquisadores descobriram uma estátua ornamentada representando o deus Apolo. Recentemente, a escultura foi recuperada e está sendo restaurada pelo Instituto Central de Restauração de Roma. Quando o trabalho estiver concluído, a obra será exposta no Museu Arqueológico dos Campi Flegrei. 

Por séculos, os ricos e poderosos romanos frequentavam as luxuosas vilas, hospedarias e spas de Baia, incluindo Pompeu, Cícero e o imperador romano Septímio Severo. Outros proeminentes romanos possuíam vilas por lá, como Júlio César e os imperadores Nero e Adriano. A cidade também era famosa por seus escândalos, com visitantes que se envolviam em libertinagem hedonista durante suas estadias. O poeta latino Sextus Propertius apelidou o local de "antro de licenciosidade e vício", enquanto Sêneca, o Jovem, classificou-o de "vórtice de luxúria".

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »