AtaNews Publicidade 728x90
22/03/2023 às 16h33min - Atualizada em 22/03/2023 às 16h33min

Tempestade de areia atinge a China, eleva poluição ao nível máximo e deixa céu laranja

Autoridades de Pequim emitiram alertas meteorológicas e recomendaram à população que diminua as atividades ao ar livre

Assessoria de imprensa
Foto: Divulgação
Policiais verificando vagões em um posto de fronteira durante uma tempestade de areia na cidade fronteiriça de Erenhot, na região norte da Mongólia Interior da China.

O céu de algumas cidades da China ficou alaranjado após a passagem de uma tempestade de areia que elevou poluição do ar que atingiu níveis muito altos em Pequim nesta quarta-feira, 22. O índice oficial da qualidade do ar na capital chinesa chegou a 500, o nível máximo registrado, o que é sinônimo de “poluição grave”. Dados não oficiais citam um nível de contaminação duas vezes pior.

As autoridades de Pequim emitiram alertas meteorológicas e recomendaram à população que diminua as atividades ao ar livre. De acordo com as autoridades, a contaminação é provocada principalmente pelas chamadas minipartículas PM10 (com diâmetro inferior a 10 micrômetros), que podem ser inaladas e agravar os problemas respiratórios.

Os moradores das áreas afetadas devem “proteger-se bem do vento e da areia e fechar as portas e janelas”, recomendaram os serviços meteorológicos, que aconselharam o uso de máscara. Crianças, idosos e pessoas com alergias respiratórias devem “limitar as saídas”, acrescentaram. As tempestades de areia são comuns no norte da China durante a primavera.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »