13/03/2023 às 11h00min - Atualizada em 13/03/2023 às 11h00min

NASA não descarta que um asteroide recém-descoberto possa atingir a Terra em 2046

Batizado de 2023 DW, o objeto espacial passará perto do nosso planeta em 14 de fevereiro daquele ano

A NASA está constantemente monitorando o espaço em busca de asteroides que podem ameaçar a Terra. Um deles, chamado 2023 DW, mede 50 metros de diâmetro e passará próximo de nós em 14 de fevereiro de 2046. Segundo a agência espacial dos Estados Unidos, embora as chances sejam pequenas, não é possível descartar uma colisão desse objeto com o nosso planeta.

Risco quase nulo
O 2023 DW foi descoberto recentemente, em 23 de fevereiro deste ano. Por enquanto, o Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra da NASA considera que o risco oferecido por esse asteroide ao nosso planeta é quase nulo. O departamento classifica a chance de um impacto desse objeto com a Terra em 2046 como uma em 560, ou 0,18%.

“Muitas vezes, quando novos objetos são descobertos, são necessárias várias semanas de dados para reduzir as incertezas e prever adequadamente suas órbitas no futuro”, disse a NASA em uma postagem no Twitter. “Os analistas de órbita continuarão monitorando o asteroide 2023 DW e atualizarão as previsões à medida que mais dados chegarem”, prosseguiu o texto. Mas quais seriam as consequências caso um objeto como esse atingisse a Terra?

Segundo os astrônomos, o impacto direto do 2023 DW não seria um evento cataclísmico como o do asteroide de 12 quilômetros de largura que caiu na Terra há 66 milhões de anos e causou a extinção dos dinossauros. No entanto, o objeto poderia causar danos graves se caísse perto de uma grande cidade ou área densamente povoada. Um meteoro com menos da metade do tamanho do 2023 DW explodiu sobre Chelyabinsk, na Rússia, em 2013, gerando uma onda de choque que danificou milhares de edifícios e feriu cerca de 1.500 pessoas.