AtaNews Publicidade 728x90
09/03/2023 às 08h53min - Atualizada em 09/03/2023 às 08h53min

Surpreendente: Japão acaba de encontrar 7 mil “novas” ilhas em seu território

Após a descoberta, o país passa a ter o dobro de ilhas que possuía anteriormente

History
Com a ajuda de uma tecnologia de alta precisão, o Japão fez uma recontagem de suas ilhas. Para a surpresa dos pesquisadores, o levantamento resultou na descoberta de 7.272 novas ilhas no arquipélago japonês. Com isso, o país passou a ter um total de 14.125 ilhas, ou seja, mais que o dobro do número oficial.

Avanços tecnológicos 
A recontagem mais recente, feita em 1987 pela Guarda Costeira, havia detalhado um total de 6.852 ilhas no Japão. Na época, foi usado um tipo de tecnologia básica que muitas vezes identificava grupos de pequenas ilhas como apenas uma ilha. Embora não haja acordo internacional sobre como contar as ilhas, a Autoridade de Informação Geoespacial japonesa (GSI) usou como critério as áreas terrestres que ocorrem naturalmente e que tenham uma circunferência de pelo menos 100 metros.

O estudo anterior também havia deixado de fora milhares de ilhas, muitas das quais estavam dentro de lagos ou rios. Além disso, a atividade vulcânica levou à criação de mais ilhas desde o levantamento feito há mais de 35 anos. A GSI salienta que o novo número apenas reflete os avanços na tecnologia de pesquisa e que a descoberta não acarreta mudanças na extensão do território do Japão. 

Ao longo de sua história, o Japão travou várias disputas territoriais, como a que tem hoje com a Rússia sobre as ilhas Kuril, um conflito que remonta à Segunda Guerra Mundial. Além disso, o país disputa a China e a Coreia do Sul a soberania sobre outras ilhas.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »