AtaNews Publicidade 728x90
06/02/2023 às 15h39min - Atualizada em 06/02/2023 às 15h39min

Fortes terremotos na Turquia foram causados por “falha em linha de placas tectônicas”

O tremor secundário de magnitude 7,5 foi “um terremoto em si”, disse o meteorologista, Chad Myers nesta segunda-feira (6). “É o terremoto mais forte na região desde 1999″.

Assessoria de imprensa
Uma visão aérea dos destroços de um prédio desabado após o terremoto de magnitude 7,7 atingir Hatay, na Turquia. Getty Images
“Sempre falamos do epicentro, mas neste caso devemos falar da epi-linha”.
Duas enormes placas tectônicas – a arábica e a eurasiana – se encontram sob as províncias do sudeste da Turquia. Ao longo dessa linha de falha, “cerca de 160 quilômetros de um lado ao outro, a terra escorregou”, disse Myers.

Os sismólogos referem-se a este evento como um “deslize” – “onde as placas se tocam e, de repente, deslizam para o lado”, disse Myers.

Isso é diferente do Anel de Fogo, que corre ao longo da costa oeste dos Estados Unidos. Nesta zona, terremotos e tsunamis são frequentemente causados ​​por subducção – onde uma placa desliza abaixo da outra.

Mas em um “deslize”, as placas se movem horizontalmente, em vez de verticalmente.

“Isso importa porque os prédios não querem ir e voltar. E então as ondas secundárias começam a ir e vir também”, disse Myers.

Devido à natureza desse evento sísmico, os tremores secundários podem durar “semanas e meses”, segundo a meteorologista, Karen Maginnis.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »