AtaNews Publicidade 728x90
02/02/2023 às 11h04min - Atualizada em 02/02/2023 às 11h04min

Estranho "redemoinho" azul aparece no céu do Havaí

Imagens do fenômeno foram registradas pelo Observatório Astronômico Nacional do Japão

History
Foto: Divulgação / Observatório Astronômico Nacional do Japão
Um estranho redemoinho azul foi avistado no dia 18 de janeiro em Mauna Kea, no Havaí. Imagens do fenômeno foram registradas pelo telescópio Subaru, do Observatório Astronômico Nacional do Japão. Qual seria a explicação para essa ocorrência? 


Lançamento de foguete
"A espiral parece estar relacionada com o lançamento de um novo satélite pela empresa SpaceX", disseram representantes do Observatório em uma postagem no Twitter. Respondendo ao post, o rastreador de satélite Scott Tilley disse que a posição da espiral correspondia ao local onde o foguete de segundo estágio Falcon 9, da empresa de Elon Musk, deveria estar nos minutos após o lançamento. 

Trata-se de uma nuvem de cristais de combustível congelados em forma de espiral que se formou antes da reentrada do foguete na Terra. Não é a primeira vez que esse fenômeno é observado. No passado, ocorrências parecidas relacionadas com lançamentos da SpaceX já haviam sido avistadas em outros lugares do planeta, como na Nova Zelândia, em junho do ano passado.


Em 2020, um outro fenômeno causado por equipamentos da SpaceX foi observado no Brasil. Uma fileira de luzes no céu chamou a atenção ao ser avistada em várias cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Porto Alegre e Belo Horizonte. Apesar de algumas pessoas terem especulado a visita de óvnis, na verdade as luzes eram satélites do projeto Starlink, lançados pela empresa de Musk.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »