AtaNews Publicidade 728x90
30/01/2023 às 09h46min - Atualizada em 30/01/2023 às 09h46min

NASA testará foguete nuclear que pode levar astronautas a Marte em tempo recorde

O equipamento pode ser três vezes mais eficiente do que os dispositivos que usam propulsão química convencional

History
Foto: Divulgação/NASA
A NASA e a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA) anunciaram o desenvolvimento de um motor de foguete térmico nuclear para ser usado em missões espaciais. De acordo com os cientistas, o novo equipamento tem potencial para levar astronautas a Marte em tempo recorde. A previsão é que a tecnologia comece a ser testada em 2027.

Redução de riscos
"Com a ajuda desta nova tecnologia, os astronautas poderiam viajar para o espaço sideral mais rápido do que nunca – um atributo importante para executar missões tripuladas a Marte”, disse Bill Nelson, administrador da NASA. Segundo a NASA, o uso de um foguete térmico nuclear permite um tempo de trânsito mais rápido, reduzindo o risco para os astronautas. Essa redução é um componente-chave para missões humanas a Marte e à Lua, pois viagens mais longas exigem mais suprimentos e equipamentos mais robustos. 


Em um motor de foguete térmico nuclear, um reator de fissão é usado para gerar temperaturas extremamente altas. O motor transfere o calor produzido pelo reator para um propelente líquido, que é expandido e exaurido por meio de um bocal para impulsionar a espaçonave. Segundo os pesquisadores, esses foguetes podem ser três vezes mais eficientes do que os que usam propulsão química convencional.

“Recentes materiais aeroespaciais e avanços de engenharia estão permitindo uma nova era para a tecnologia nuclear espacial, e esta demonstração de voo será uma grande conquista para estabelecer uma capacidade de transporte espacial para uma economia Terra-Lua”, disse Jim Reuter, administrador da Diretoria de Missões de Tecnologia Espacial da NASA. Os últimos testes de motor de foguete térmico nuclear conduzidos pelos Estados Unidos ocorreram há mais de 50 anos.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »