AtaNews Publicidade 728x90
16/01/2023 às 12h10min - Atualizada em 16/01/2023 às 12h10min

Tumba do 1º imperador chinês continua fechada pois pesquisadores têm medo de abri-la

Câmara secreta pode conter armadilhas mortais, incluindo flechas e um rio tóxico de mercúrio líquido

History
Em 1974, agricultores encontraram por acaso a tumba de Qin Shi Huang, o primeiro imperador da China. O corpo do governante está sepultado em uma câmara secreta do mausoléu, que permanece intocada desde o ano 209 a.C. Até hoje pesquisadores têm receio de abri-la, por uma série de razões.

Armadilhas mortais
Situado na localidade de Xi'an, o sítio arqueológico também é famoso pelos mais de 20 mil guerreiros de terracota que foram encontrados lá. Embora grandes partes da necrópole ao redor do mausoléu tenham sido exploradas, a própria tumba do imperador nunca foi aberta. A principal razão por trás disso é que os pesquisadores acreditam que a escavação pode danificar a tumba, colocando em risco informações históricas vitais.


Mas a abertura da tumba também pode oferecer riscos mortais. Em um relato escrito pelo antigo historiador chinês Sima Qian, cerca de 100 anos após a morte do imperador, ele explica que a câmara secreta contém armadilhas que foram projetadas para matar qualquer intruso por meio de flechas. O texto também diz que uma inundação de mercúrio líquido tóxico poderia atingir quem se arriscar a escavar o local (pesquisas recentes apontam que o local realmente tem altas concentrações do metal).

Para evitar danos à tumba e garantir a integridade física dos arqueólogos, cogita-se a ideia de usar técnicas não invasivas para explorar a tumba. Uma ideia é utilizar múons, o produto subatômico de raios cósmicos colidindo com átomos na atmosfera da Terra. Essa tecnologia pode servir para enxergar através das paredes, como um raio-X avançado.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »