AtaNews Publicidade 728x90
10/01/2023 às 08h43min - Atualizada em 10/01/2023 às 08h43min

Mais de 130 portas secretas são encontradas na Grande Muralha da China

As passagens eram mencionadas em antigos textos, mas nunca haviam sido localizadas

History
Erguida há mais de dois mil anos, a Grande Muralha da China ainda continua a surpreender. Pesquisadores acabam de encontrar mais de 130 portas secretas na estrutura, considerada pela Unesco uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno.

Canal de comunicação
A descoberta prova a existência das portas secretas que eram mencionadas em antigos textos de diferentes dinastias chinesas, mas que nunca tinham sido encontradas, já que foram construídas para confundirem-se com a topologia da região. Os pesquisadores acreditam que essas passagens eram usadas como canal de comunicação entre os mundos externo e interno, servindo para fazer operações comerciais, por exemplo.

De acordo com alguns documentos oficiais que datam da Dinastia Ming (1368-1644), tribos nômades eram autorizadas a usar esses portões secretos para pastar seu gado entre Qinghai e Hetao, no noroeste da China.  Portas que serviam para defesa também foram encontradas pelos pesquisadores.  Algumas estão ocultas por blocos, o que impedia que os inimigos entrassem, mas permitia que os soldados chineses os vissem e os atacassem de surpresa. 

A Grande Muralha Chinesa foi construída entre os séculos V a.C. e XVI, e tem mais de 21 mil quilômetros de comprimento, desde a fronteira com a Coreia até o deserto de Gobi.  A estrutura foi edificada por ordem do Imperador Qin, durante a dinastia de mesmo nome, para defender seu reino contra os ataques de nômades xiongnu da Mongólia e Manchúria. Ao longo dos séculos, os exércitos se alojaram ao longo da muralha para evitar invasões e fornecer uma primeira linha de defesa.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »