AtaNews Publicidade 728x90
29/12/2022 às 08h22min - Atualizada em 29/12/2022 às 08h22min

Alerta: detectadas na Nova Zelândia chuvas de plástico equivalentes a 3 milhões de garrafas

Quanto menores são os microplásticos, mais riscos de os seres humanos os respirarem e terem a saúde afetada

History
Foto: Divulgação
Pesquisadores da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, calcularam que 74 toneladas métricas de microplásticos poluem a atmosfera na cidade anualmente. Isso equivale a mais de 3 milhões de garrafas plásticas caindo do céu. Esse tipo de poluição pode colocar a saúde humana em risco.

Microplásticos no ar

Segundo Joel Rindelaub, principal autor do estudo, é provável que pesquisadores de todo o mundo estejam subestimado drasticamente a quantidade de microplásticos transportados pelo ar. Os níveis encontrados no ar de Auckland foram muitas vezes maiores do que os registrados em Londres, Hamburgo e Paris nos últimos anos, porque os cientistas do novo estudo usaram métodos químicos sofisticados para encontrar e analisar partículas minúsculas, que medem até 0,01 milímetro.

O polietileno (PE) foi a principal substância detectada, seguido do policarbonato (PC) e do tereftalato de polietileno (PET). Polietileno e PET são materiais utilizados em embalagens, enquanto o PC é usado em aplicações elétricas e eletrônicas. Todos os três também são usados na indústria da construção.

Os pesquisadores ainda não sabem se os microplásticos transportados pelo ar estão afetando a saúde humana, mas acredita-se que quanto menores eles são, mais provável que passem para as células do corpo por meio da respiração. “Estudos futuros precisam quantificar exatamente quanto plástico estamos respirando”, disse Rindelaub. “Está ficando cada vez mais claro que o ar é uma via importante de exposição”, completou.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »