20/12/2022 às 09h44min - Atualizada em 20/12/2022 às 09h44min

Vida em Marte: NASA encontra indícios de que o Planeta Vermelho já foi habitável

Espera-se que uma futura missão envie à Terra amostras de solo marciano que poderiam conter evidências biológicas

Foto: Divulgação/Nasa
Um estudo publicado na revista Science analisou várias rochas encontradas no fundo da Cratera Jezero, em Marte, onde a sonda Perseverance, da NASA, pousou em 2020. Segundo os pesquisadores do Imperial College, na Inglaterra, os testes revelaram uma interação significativa entre as rochas e a água líquida. Essas rochas também contêm evidências consistentes com a presença de compostos orgânicos, o que poderia indicar que o Planeta Vermelho já foi habitável.

Contato significativo com a água
Usando o instrumento Scanning Habitable Environments with Raman and Luminescence for Organics and Chemicals (SHERLOC) do Perseverance, uma equipe internacional liderada pela cientista planetária Eva Scheller, do Caltech e do MIT, conduziu uma sondagem de rochas ígneas no fundo da cratera. As análises à distância indicaram que o contato significativo com a água havia alterado as rochas. A equipe também encontrou assinaturas de fluorescência consistentes com compostos orgânicos aromáticos semelhantes ao benzeno.

Os pesquisadores salientam que a existência de compostos orgânicos (compostos químicos com ligações carbono-hidrogênio) não é evidência direta de vida. Isso porque esses compostos podem ser criados por meio de processos não biológicos. Ainda é necessário que as amostras sejam trazidas à Terra para determinar se houve vida em Marte.

“Espero que um dia essas amostras possam ser enviadas à Terra para que possamos observar as evidências de água e possível matéria orgânica e explorar se as condições eram adequadas para a vida no início da história de Marte”, disse Mark Sephton, professor no Imperial College, na Inglaterra, e membro da equipe científica que participou das operações da Perseverance.