AtaNews Publicidade 728x90
08/11/2022 às 09h05min - Atualizada em 08/11/2022 às 09h05min

Antártida: rio de quase 500 quilômetros de comprimento é descoberto abaixo do gelo

Sua extensão abrange uma região do tamanho da Alemanha e da França juntas, e seu fluxo pode elevar o nível do mar em cerca de 4 metros

History
O gelo da Antártida esconde um rio mais extenso que o britânico rio Tâmisa, de acordo com cientistas do Imperial College de Londres. Com 460 quilômetros de comprimento, o curso de água afeta o fluxo e o derretimento do gelo, potencialmente acelerando o degelo à medida que o clima aquece. Um estudo detalhando a descoberta foi publicado na revista científica Nature Geoscience.

Elevação do nível do mar
O estudo descreve como o rio coleta a água drenada da base do manto de gelo da Antártida, em uma região que se estende por uma área equivalente às da Alemanha e da França juntas. Segundo os pesquisadores, esse fluxo de água muito mais ativo do que se poderia supor, o que por sua vez o tornaria mais suscetível às mudanças climáticas. 

Os cientistas acreditavam que existia relativamente pouca água na base do manto de gelo da Antártida, já que mesmo os verões são muito frios e não há gelo suficiente derretendo na superfície. Martin Siegert, coautor do estudo, explicou que quando os primeiros lagos subterrâneos foram descobertos na Antártida, há cerca de 20 anos, acreditava-se que eles estavam isolados, então a descoberta desse rio nos permite começar a entender que existem "sistemas inteiros lá embaixo, interligados por vastas redes fluviais".

"A região na qual este estudo se baseia contém gelo suficiente para elevar o nível global do mar em 4,3 metros. A quantidade de gelo que derrete e a rapidez com que isso acontece está relacionada ao quão escorregadia é sua superfície. O sistema fluvial recém-descoberto pode influenciar muito nesse processo", concluiu Siegert.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »