AtaNews Publicidade 728x90
06/11/2022 às 21h31min - Atualizada em 06/11/2022 às 21h31min

Entenda como ocorre o corte químico no cabelo e como evitar

Beleza Extraordinária
Foto: Divulgação
Ter o corte químico no cabelo não é nada agradável e por isso é um dos medos constantes de quem tem cabelos quimicamente tratados. Ele é resultado de um acúmulo de procedimentos químicos nos fios que deixam a fibra totalmente fragilizada, deixando danos como a elasticidade, quebra e queda dos fios.

Para que você possa evitar o corte químico no cabelo, o blog de Beleza Extraordinária reuniu algumas dicas para que seus cabelos possam continuar nutridos e fortes, sem passar por esse perrengue.

O que é corte químico?
O corte químico ocorre quando o cabelo fica fragilizado com o excesso de procedimentos químicos que os fios passaram, deixando o cabelo frágil e levando ao rompimento do fio, deixando também o cabelo com fios desalinhados e porcionados. As causas do corte químico estão ligadas ao excesso de alisamentos, descolorações frequentes e outros procedimentos químicos de coloração que não possuem intervalo entre as aplicações, deixando o fio extremamente fragilizado.

Além disso, o uso frequente de produtos de fontes de calor também podem contribuir para a sensibilização dos fios, deixando-os mais porosos, por isso, deve-se usar sempre o protetor térmico para evitar que os fios sofram profundamente com as ações do calor.

O que pode causar o corte químico?
O corte químico no cabelo acontece por conta do enfraquecimento da fibra capilar, que tem sua resistência diminuída a cada procedimento químico realizado nos fios. Quando fazemos uma coloração ou alisamento nos fios, o pH do fio é alterado para que esses procedimentos possam reagir na fibra capilar e nesse processo se perde os nutrientes dos fios. Ao realizar diversos procedimentos químicos sem fazer a devida reestruturação do fio, o cabelo fica cada vez mais fragilizado e acaba cedendo.

Por esses motivos é muito importante realizar o teste de mecha antes de fazer qualquer procedimento químico, pois desta forma você consegue saber se seu cabelo aguenta passar por mais mais um procedimento com química e se ele está sensibilizado, evitando o corte químico no cabelo.

Como evitar o corte químico?
Antes de realizar qualquer procedimento químico é importante cuidar dos seus fios, repor nutrientes e evitar realizar outros procedimentos em um curto espaço de tempo. É necessário entender como é seu cabelo e quais as necessidades de hidratação que ele precisa, desta forma você consegue criar uma rotina de cuidados com o cronograma capilar para conseguir diminuir os danos que os procedimentos químicos deixam no cabelo.

Além disso, você prepara a fibra capilar, repondo os nutrientes e reestruturando os fios para evitar um possível corte químico no cabelo. A hidratação, nutrição e reconstrução são fundamentais para recuperar os nutrientes perdidos.

Não se esqueça de realizar o teste de mechas previamente para saber se seu cabelo irá aguentar o procedimento químico e se está saudável, evitando que todo seu cabelo seja prejudicado. O ideal é sempre procurar um profissional especializado para poder realizar qualquer tipo de química no seu cabelo e poder orientar sobre os cuidados que se deve manter depois de realizar o procedimento nos fios, cuidando do seu cabelo da forma certa, você evita futuros cortes químicos no cabelo.

Tive corte químico e agora?
Se seu cabelo está elástico, quebradiço, opaco e poroso, infelizmente você teve corte químico no cabelo. Calma! Apesar de seu cabelo estar danificado, ainda há jeito de recuperá-lo para que fique saudável novamente.O primeiro passo é deixar os procedimentos químicos de lado por um tempo e focar na recuperação dos fios. É importante que os fios tenham esse respiro para evitar que o corte químico no cabelo ocorra novamente.

Depois de abandonar as químicas temporariamente, faça o uso do cronograma capilar à risca. Cuide dos seus fios com muita hidratação, nutrição e reconstrução para que os fios possam recuperar os nutrientes perdidos e cresçam de forma saudável. Essa etapa será responsável pela estabilidade do fio, por isso é importante segui-la corretamente.

Por último, evite o uso constante de fontes de calor para que não sensibilize ainda mais a cutícula capilar e sempre que possível corte as pontas do seu cabelo para tirar aquele aspecto de ressecado e recuperar a vitalidade dos fios aos poucos. É necessário ter paciência durante a recuperação dos fios e evitar cometer os mesmos erros para não resultar num corte químico no cabelo novamente.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »