AtaNews Publicidade 728x90
16/10/2022 às 16h53min - Atualizada em 16/10/2022 às 16h53min

Como cuidar do cabelo cacheado depois de pintado? Confira 4 dicas imperdíveis

Beleza Extraordinária
Foto: Divulgação
O processo de tingimento de cabelos cacheados pode causar danos aos fios por conta da maior fragilidade que a estrutura deles possuem, que tendem a ser mais ressecados. O cabelo cacheado costuma ser mais fino e ao passar por um procedimento químico, como a coloração, pode ficar um pouco ressecado e quebradiço.

Para te ajudar a manter os fios sempre bem cuidados, deslumbrantes e definidos, o Blog Beleza Extraordinária separou 4 dicas de cuidados para cabelos cacheados coloridos que te ajudarão durante a manutenção dos fios e recuperar a vitalidade do cabelo.

Pintar o cabelo tira a definição dos cachos?
Em alguns casos sim. Isso acontece por conta da ação dos componentes químicos que existem na tintura, que agem na abertura da cutícula capilar e em alguns casos chegam até a fibra para retirar o pigmento presente no fio e depositar a coloração. Nesse processo, o fio perde massa que é fundamental para manter a curvatura do cacho.

Por isso, em muitos procedimentos químicos, principalmente quando há descoloração, os fios tendem a ficar sem definição, o que acaba acendendo o alerta para que os cuidados pós química sejam feitos com rigor no cabelo cacheado pintado, para recuperar os nutrientes perdidos durante a coloração. Uma forma de evitar esse processo é utilizar coloração sem amônia, que age na parte externa dos fios sem abrir as cutículas capilares.

Como funciona a coloração sem amônia
A amônia é um composto químico presente em muitas tinturas que tem a função de abrir a cutícula capilar, para que a coloração possa pigmentar com maior facilidade. Porém ela pode causar danos aos fios, principalmente se os fios tendem a ficar mais fragilizados durante a coloração, como cabelos frágeis, fracos, quebradiços e ressecados.

A coloração sem amônia é super indicada para realizar o tingimento do cabelo cacheado, justamente por não agir na fibra capilar, preservando o interior do fio. 


Quando necessário, consulte um profissional
É sempre indicado procurar um profissional especializado em coloração para averiguar se seu cabelo cacheado está saudável para receber algum procedimento químico.

A realização de coloração em excesso, juntamente com outros procedimentos químicos, pode acabar acumulando resíduos demais na sua fibra e prejudicar a ação de tratamento hidratantes e até mesmo a pigmentação de uma nova coloração.

Para não correr o risco de ter um corte químico, é importante que procedimentos como descoloração, luzes e mechas sejam feitos com um profissional de segurança, que irá avaliar as condições do seu cabelo, realizar o teste de mechas e indicar o procedimento químico que for compatível com a saúde do seu cabelo cacheado pintado.

Aposte no cronograma capilar antes e depois da coloração
O cronograma capilar é fundamental para recuperação da vitalidade e da reestruturação dos cabelos cacheados. O cronograma é dividido em três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução, que são alternadas semanalmente para poder suprir as necessidades que cabelos quimicamente tratados e danificados geralmente necessitam.

Realizar o cronograma capilar antes da coloração ajuda a reforçar e fortalecer o fio, reparando a fibra com os nutrientes necessários e deixando-as fortalecidas para receber a coloração nos cabelos.

Nos pós-coloração, o cronograma irá agir mais uma vez nutrindo a fibra capilar de forma mais eficaz e certeira, assegurando que seu cabelo cacheado pintado possa se recuperar dos danos que produtos químicos causam na estrutura do fio e fortalecendo o cabelo.

*Esperar o período de 15 dias entre a defrisagem (alisamento/relaxamento) ou permanente e a realização da coloração.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »