17/06/2022 às 08h31min - Atualizada em 17/06/2022 às 08h31min

Geleira do Juízo Final" está derretendo no ritmo mais rápido dos últimos 5.500 anos

Recuo da massa de gelo na Antártida pode causar um aumento catastrófico do nível do mar

History
Novas evidências apontam que as duas maiores geleiras da Antártida estão derretendo mais rapidamente do que nos últimos 5.500 anos. Esse fenômeno está preocupando os pesquisadores, pois pode provocar um aumento catastrófico do nível do mar causado pelo degelo. Um estudo sobre a descoberta foi publicado na revista Nature Geoscience.

Ameaça às cidades litorâneas
As geleiras em questão são a Thwaites (também conhecida como "Geleira do Juízo Final") e a geleira da Ilha Pine. O ritmo atual de derretimento de ambas pode contribuir com até 3,4 metros para o aumento global do nível do mar nos próximos séculos. Com isso, pequenas ilhas e cidades litorâneas estariam ameaçadas.

“Embora essas geleiras vulneráveis tenham sido relativamente estáveis durante os últimos milênios, sua taxa atual de recuo está acelerando e já elevando o nível global do mar", disse Dylan Rood, pesquisador do Imperial College, da Inglaterra, e coautor do estudo. Segundo ele, essa situação é potencialmente desastrosa para um mundo em aquecimento. “Agora precisamos urgentemente descobrir se é tarde demais para estancar o sangramento", afirmou.

Desde a década de 1980, a geleira Thwaites perdeu cerca de 595 bilhões de toneladas de gelo, contribuindo para um aumento de 4% no nível do mar global. Agora, os pesquisadores devem perfurá-la para coletar rochas sob sua superfície para descobrir se as atuais taxas de aceleração de derretimento são reversíveis ou não.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »