05/06/2022 às 15h52min - Atualizada em 05/06/2022 às 15h52min

Tipos de cachos: entenda qual é a sua curvatura

Beleza Extraordinária
Você sabia que existem diferentes tipos de cachos? Os cabelos são divididos em classificações de lisos, ondulados, cacheados e crespos. Saber a característica de cada fio é essencial para entender as necessidades naturais dos fios e encontrar os melhores tipos de cuidado para o seu tipo de cabelo, e de cacho.

Pensando em te ajudar no momento de identificar o seu tipo de cachos, o blog Beleza Extraordinária trouxe informações sobre os diferentes tipos de cachos para você identificar o seu tipo. Neste post vamos falar mais sobre os cabelos cacheados e crespos, confira!

Quais são os tipos de cabelo cacheados?
Os tipos de cabelos são nomeados com letras e números. O cabelo 1 representa os cabelos lisos, o 2 representa os tipos de cabelo ondulado, o 3 os tipos de cabelo cacheado e o 4 os tipos de cabelos crespos. Além disso, as letras A, B e C apresentam a intensidade da curvatura do fio, sendo o A os mais abertos e o C os mais fechados.

Logo, um cabelo cacheado 3A tem os cachos mais abertos do que um cabelo cacheado 3B. Hoje vamos falar com mais detalhes sobre os cabelos cacheados e crespos para você entender a diferença entre cada um. Mas lembre-se, nosso cabelo se modifica conforme os cuidados, os processos químicos e os produtos utilizados, então é comum uma pessoa ter mais de um tipo de cabelo, por isso identificar as diferenças dos seus fios vai te ajudar a oferecer os melhores cuidados para eles.


Cabelos cacheados
Os tipos de cabelos cacheados são identificados pela numeração 3 junto com as letras A, B e C. Identificar os tipos de cachos vai te ajudar a entender quais são os melhores tipos de tratamento para os seus fios e como cuidar deles. Confira mais detalhes sobre cada tipo de cachos:

- 3A: esse tipo de cabelo cacheado tem um caracol mais solto, mais semelhante com o cabelo ondulado.
- 3B: esse tipo de cabelo cacheado tem uma curvatura mais definida e consequentemente com um fator encolhimento maior que o 3A e os cabelos ondulados.
- 3C: esse tipo de cabelo cacheado apresenta o cacho mais fechado e definido, com isso o fator encolhimento é maior. Esse tipo de cacho encontra mais facilidade de definição por ser naturalmente mais definido que os outros tipos de cachos.

O fator encolhimento é o encolhimento do cabelo ocasionado pela definição dos cachos, quanto mais fechado for o cacho maior será o fator encolhimento. Ou seja, o fio esticado chega em um determinado lugar e ele definido encolhe para a formação dos cachos. Os cabelos cacheados tendem a ter mais frizz e ressecamento, por conta da curvatura. Por isso, passos de hidratação e umectação são necessários para ajudar no controle dessas condições.

Aposte em hidratações e umectações noturnas, com o creme de hidratação noturna da linha Hidra Hialurônico é possível hidratar os fios durante a noite e dispensar o enxágue no dia seguinte, sendo perfeito para aqueles momentos em que a rotina está mais corrida. Enquanto a linha  Cachos Longos dos Sonhos conta com os produtos desenvolvidos para todos os tipos de cachos que proporcionam nutrição e ação hidratante graças à combinação do ácido hialurônico com o óleo de rícino.


Cabelos crespos
Os cabelos crespos apresentam fios mais fechados que os cabelos cacheados, com isso o fator encolhimento desse tipo de cabelo tende a ser maior. Além disso, os cabelos crespos, assim como os cacheados, também tendem a ser mais ressecados por conta da curvatura dos fios. Por isso, tratamentos de hidratação e umectação também são benéficos para esse tipo de fio. Os cabelos crespos são reconhecidos pela numeração 4, com isso, abaixo vamos caracterizar cada tipo de cabelo crespo.

- 4A: o tipo de cabelo crespo é semelhante ao cabelo cacheado 3C só que mais grosso. Quando esticado, ele tem uma definição semelhante ao “S”. Além disso, todos os cabelos crespos são reconhecidos por ter bastante volume.
- 4B: esse tipo de cabelo crespo tem como característica o formato em “Z”, que lembra um zigue-zague o que faz com que os fios tenham mais definição e isso faz com que os fios sejam mais densos.
- 4C: esse tipo de cabelo é crespíssimo o que faz com que ele seja o mais volumoso de todos os tipos de cachos. Por essa característica, a constância de tratamentos de hidratação e umectação ajudam a controlar o frizz e na definição desse tipo de cabelo.

Como cuidar do cabelo cacheado?
Agora que você já conhece os tipos de cachos e entende que esse tipo de cabelo tende a necessitar mais de tratamentos de hidratação e nutrição, aposte na criação de um cronograma capilar para encaixar na sua rotina os melhores cuidados para os seus fios.

Além disso, entenda que algumas características, como o frizz, são naturais dos cabelos cacheados, dessa forma é possível diminuir mas não acabar com o frizz. Para diminuir esses aspectos aposte em óleos finalizadores e o uso de toucas, lenços e fronhas de cetim ao dormir para evitar o frizz no dia seguinte e manter a definição dos cachos. Com os cuidados ideias é possível ter cachos definidos, hidratados, nutridos e com movimento.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »