24/04/2022 às 18h39min - Atualizada em 24/04/2022 às 18h39min

Poros dilatados: dermatologista explica o que são e como tratar

Beleza extraordinária
Foto: Imagem Ilustrativa
Os poros dilatados são condições normais em alguns tipos de pele, principalmente nas peles oleosas, esses poros são caracterizados por ter abertura maior e consequentemente proporcionar maior acúmulo de sebo e impurezas na pele, o que ocasiona o aparecimento de cravos e espinhas no rosto. A Dra. Fabiana Wanick, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Cirurgia Dermatológica, explica com mais detalhes no blog Beleza Extraordinária o que são os poros dilatados e como eles podem ser cuidados.

O que são poros?
A dermatologista define o que são os poros faciais. “Os poros são orifícios que a nossa pele tem, através desses orifícios que saem do folículo piloso, conhecido como pelo, e normalmente tem uma glândula sebácea aderida a esse abertura do pelo. Então o poro é um é um buraquinho por onde passa um pelo e também passa o material que é produzido pela glândula sebácea, o sebo.”

A Dra. Fabiana Wanick ainda explica a função dos poros para as peles oleosas. “Quando uma pessoa tem uma pele muito oleosa, por exemplo, ela tem os poros abertos e tem maior produção de sebo. Essa maior produção de sebo faz com que os poros fiquem cheios de secreção sebácea. Por isso é natural que quando você aperta determinadas áreas nesse tipo de pele tem de várias cobrinhas branquinhas, que é um sebo que está dentro dos poros”, explica a dermatologista.

Qual a função dos poros?
Os poros são os principais pontos de comunicação entre as glândulas sebáceas e a superfície da pele, além de possibilitar a saída dos pelos do corpo. “A função do poro é comunicar uma glândula sebácea até a superfície da pele, através dos poros é que saem as secreções sebáceas e através dos poros que passam os pelos”, explica a dermatologista.

Por proporcionar esse canal de comunicação entre o organismo e o meio externo, os poros contam com a função de proporcionar ações excretoras da pele, como a excreção de oleosidade, transpiração e impurezas. Vale lembrar que os poros também auxiliam na regularização da temperatura corporal.

O que são poros dilatados e o que faz com que eles fiquem dilatados?
Além da condição normal dos poros, algumas pessoas apresentam a pele com poros dilatados. Esse tipo de poro favorece o acúmulo de impurezas e oleosidade no rosto, o que faz com que o rosto fique mais suscetível ao aparecimento de cravos e espinhas.

“Os poros dilatados normalmente acontecem nas peles oleosas. A dilatação dos poros acontece até por conta da hiperatividade das glândulas sebáceas, elas ficam cheias de secreção sebácea e por isso que eles ficam dilatados”, explica a dermatologista. Questões climáticas também podem influenciar na dilatação dos poros, em temperaturas mais quentes e em estações como o verão, em que a sensação térmica é maior, é comum que os poros fiquem mais dilatados.

Como cuidar dos poros dilatados?
Apesar de algumas peles terem a tendência a apresentar os poros dilatados, é possível tratar e cuidar desse tipo de poro para não prejudicar a saúde e a aparência da pele. “A melhor maneira de cuidar dos poros dilatados é você manter sua pele fina, ou seja, usando um esfoliante e um sabonete mais abrasivo”, explica a dermatologista.

“Busque usar loções que ajudem a limpar bem a pele, ajudem a evitar o acúmulo de gordura e usar loções que não sejam muito gordurosas. Cremes que não sejam muito gordurosos, senão a glândula sebácea vai produzir sebo de baixo pra cima e você vai entupir esse poro com creme de cima pra baixo. Isso acaba obstruindo mais os poros e eles ficam cada vez mais dilatados. Então, em peles com poros dilatados, a gente não pode usar nada que seja muito cremoso e muito oleoso”, conclui a Dra. Fabiana Wanick.

A dermatologista ainda dá uma dica dos benefícios da água fria para as peles que apresentam poros dilatados. “As pessoas que têm a pele oleosa e os poros dilatados ficam com o rosto ótimo quando viajam para um lugar mais frio, quando fazem compressa gelada ou quando lavam o rosto com água gelada. Isso acontece porque o frio e o gelo contrai os poros, o que faz com que esses poros fiquem mais fechados. Então é importante tomar esse cuidado com a água quando você estiver cuidando dos poros dilatados”, pontua.

Para cuidar da sua pele com poros dilatados, aposte na escolha dos produtos corretos para sua rotina de skincare.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »