AtaNews Publicidade 728x90
01/03/2022 às 19h49min - Atualizada em 01/03/2022 às 19h49min

Qual o melhor horário para tomar sol?

Beleza extraordinária
Foto: Divulgação
O sol traz diversos benefícios ao nosso corpo. Ele é um dos principais responsáveis pela produção de vitamina D no nosso organismo, além de incentivar a produção da serotonina, hormônio conhecido como hormônio da felicidade. Tomar sol traz mais disposição para o corpo e ainda auxilia no fortalecimento dos ossos. Porém, se expor ao sol por longos períodos sem proteção solar adequada também pode ser prejudicial para a pele.

Para que seja alcançado o equilíbrio entre a exposição e a proteção solar, a dermatologista Dra. Fabiana Wanick, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Cirurgia Dermatológica, separou algumas dicas de como tomar o sol da maneira correta, com dicas como qual o melhor horário para tomar sol e como se proteger adequadamente. Confira todas as dicas e entenda como tomar sol sem prejudicar a sua pele!

Benefícios do sol para o corpo
Diversos são os benefícios que a exposição solar oferece para o nosso corpo, a dermatologista Fabiana Wanick explicou com mais detalhes cada um deles. “O sol é muito importante para o nosso corpo como um todo. Quando você encontra luz do sol, quando você percebe a radiação ultravioleta, você tem uma sensação de bem-estar por conta da produção de serotonina. O sol ajuda na produção da vitamina D, ele regula o ciclo circadiano do corpo, ou seja, o ciclo do sono”, destaca.

“Além disso, você fica mais alerta, inclusive isso está relacionado ao nosso ritmo de alimentação também. Então é muito importante você se expor à luz solar para ter um corpo mais saudável e tudo funcionar bem dentro do ciclo normal dele”, ressalta a dermatologista.

Cuidados ao tomar sol
Com isso, é possível perceber que o sol é responsável pelo bom funcionamento de diversas funções do corpo. O que faz com que seja necessário separar um momento na sua rotina para aproveitar os benefícios dele. Mas sempre antes de se expor ao sol, e durante a exposição solar, é preciso tomar alguns cuidados.

Escolha sempre o melhor horário para tomar sol e evite ficar muito tempo exposto ao sol. Use sempre o protetor solar e se a sua pele for muito sensível use roupa anti-ultravioleta, chapéu, barraca ou óculos. É importante também estar sempre hidratando o seu corpo, bebendo água, usando um protetor solar hidratante e está sempre cuidando da água que você está perdendo por conta da exposição ao sol”, ressalta.

Por isso é sempre importante escolher o acessórios adequados para se expor ao sol com segurança e nunca deixar o protetor solar facial de lado. Além disso, lembre-se de reaplicar o protetor solar facial de dia em duas horas ou após o contato com a água e não se esqueça de aplicar o protetor solar no mínimo 30 minutos antes da exposição solar.

Para sua proteção facial, aposte nos protetores solares faciais da linha UV Defender. Você pode escolher entre protetor solar facial com cor e sem cor para garantir a proteção solar para sua pele. Todos os produtos da linha são enriquecidos com ácido hialurônico, que faz com que além da proteção solar ele também colabore com a hidratação da sua pele.

Qual melhor horário para tomar sol?
A dermatologista destaca o melhor horário para tomar sol. “O melhor horário para tomar sol é antes das 10h ou após as 16h. Mas mesmo assim tem que estar com o protetor solar”, alerta. Esses horários são os mais recomendados, pois são aqueles que o sol é mais brando e menos prejudicial à pele. Das 10h às 16h há uma maior incidência de raios UVB na atmosfera o que faz com que esses raios atinjam a pele com maior intensidade, sendo prejudicial para a saúde do rosto.

Além disso, é importante encaixar na sua rotina pequenos momentos para tomar sol e garantir os benefícios para sua pele. O recomendado é que isso seja feito aos poucos e não um longo período de exposição de uma vez, numa tentativa de correr atrás do prejuízo dos últimos dias, o que pode ser prejudicial para a pele pelo sol em excesso em um curto período de tempo.

Por isso, encaixe intervalos de 15 a 20 minutos para tomar sol e garantir que a sua pele recebe os benefícios dessa prática. Para pessoas com pele negra, o indicado é de 30 a 40 minutos, isso porque a pele negra tem maior incidência de melanina, o que dificulta a absorção dos raios solares. Por isso, para receber todos os benefícios, principalmente a síntese de vitamina D, é necessário um momento a mais no sol.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »