AtaNews Publicidade 728x90
28/02/2022 às 18h30min - Atualizada em 28/02/2022 às 18h30min

Hiperpigmentação na pele negra: o que é, o que causa e como tratar

Beleza extraordinária
Foto: Divulgação
A hiperpigmentação na pele é caracterizada pelo aparecimento de manchas e cicatrizes que ficam marcadas na pele. A hiperpigmentação é muito característica da pele negra que tende a manchar com maior facilidade.

Para você entender com mais detalhes como acontece a hiperpigmentação na pele negra, como evitar e como tratar essa condição a dermatologista Dra. Fabiana Wanick, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Cirurgia Dermatológica, explica como essa condição acontece na pele negra e como uma rotina de skincare e outros hábitos podem ajudar no tratamento.

O que é hiperpigmentação?
A dermatologista Fabiana Wanick explica com mais detalhes sobre o que é a hiperpigmentação da pele. “A hiperpigmentação é o aumento da pigmentação da pele, ou seja, a pele fica mais escura. Então ela fica hiperpigmentada. Normalmente isso acontece por conta da atividade aumentada dessas células que produzem o pigmento, o nome dessas células é melanócito e o nome do pigmento é melanina”.

A melanina é responsável por dar a coloração da pele, por isso esse aumento do pigmento pode proporcionar o aparecimento de manchas pontuais, o que faz com que a pele perca a uniformidade do tom. Essa variação de tom e o aparecimento de partes do rosto hiperpigmentada pode ser causada pela exposição excessiva aos raios do sol sem proteção solar, por conta de ações hormonais e até por conta de lesões e processos inflamatórios.

Como evitar a hiperpigmentação facial?
Agora que você já sabe o que é hiperpigmentação na pele negra, a Dra. Fabiana Wanick explica como evitar esse fator: “Todo tipo de pele pode sofrer hiperpigmentação, mas na pele negra essa tendência é maior porque os melanócitos são mais ativados, eles são hiperativos, eles atuam em uma velocidade um pouco maior. Qualquer coisa na pele negra, seja uma espinha, uma picada de inseto, uma alergia ou uma inflamação, podem provocar essas manchas escuras”.

“O melhor que a gente tem a fazer é evitar que esses problemas aconteçam e tratar eles o quanto antes. Porque quanto mais tempo você fica com aquela inflamação na pele as manchas ocorrem com mais intensidade. Então é preciso acelerar o processo de cicatrização ou de recuperação da pele quando tem esses problemas”,
conclui.

Dessa forma, é necessário ficar atento ao aparecimento de manchas e inflamações na pele para adotar o tratamento melhor para manchas como produtos que contenham ação anti-inflamatória, anti-manchas e também de hidratação que ajudam no processo de recuperação da pele.

Como tratar a hiperpigmentação em casa?
Além de entender como a hiperpigmentação na pele negra é formada, é importante saber como ela pode ser tratada da melhor forma em casa. Sempre é recomendado consultar um dermatologista para entender o melhor tratamento para o seu tipo de pele, mas a Dra. Fabiana Wanick dá algumas dicas do que pode ser feito para tratar essa condição.

“Para tratar a hiperpigmentação é importante manter a pele hidratada porque isso ajuda a pele a reagir menos, ajuda a pele a ficar menos sensível, ela vai tolerar melhor algumas alterações, alguns probleminhas que podem acontecer. É importante você usar o sabonete certo para não ressecar tanto a pele, você tem que limpar corretamente para que isso não atrapalhe. Tem que usar protetor solar todos os dias porque fazendo isso você faz com que os melanócitos, aquelas células que produzem pigmentos, fiquem mais quietinhos, eles não estão ativados uma vez que o sol não está estimulando a atividade deles. Então você tem menos chance de ficar manchado”, explica a dermatologista.

“Usar protetor solar todos os dias ajuda você a não ter essas manchas muito escuras, além de ajudar a clarear as manchas existentes, o clareamento das manchas inclusive podem acontecer de forma espontânea com o uso contínuo do protetor solar facial”, completa.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »