AtaNews Publicidade 728x90
28/02/2022 às 17h21min - Atualizada em 28/02/2022 às 17h21min

Rússia e Ucrânia: 1º dia de negociação termina sem acordo, mas tratativas seguirão

Nova rodada de negociações deve acontecer nos próximos dias

Yahoo
Zelensky e Putin não estiveram na reunião de negociação - Foto: Hakan Akgun/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
A reunião entre Rússia e Ucrânia, realizada em Belarus nesta segunda-feira (28), acabou sem acordo. A informação foi revelava pela agência estatal russa. As tratativas começaram às 8h de Brasília e duraram cerca de 5 horas.

Segundo fonte ouvida pela agência, uma nova rodada de negociações deve acontecer nos próximos dias. De acordo com a CNN, um assessor de Vladimir Putin, Mikhaylo Podolyak, afirmou a jornalistas que os dois países voltarão para suas capitais para fazer novas consultas. “As delegações ucranianas e russas realizaram a primeira rodada de negociações. Seu objetivo principal era discutir o cessar-fogo e o fim das ações de combate no território da Ucrânia”, declarou Podolyak

Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky não estiveram no encontro entre as partes. O objetivo da Ucrânia na reunião era conseguir um cessar-fogo, já a Rússia não revelou quais as pretensões para a reunião.

Enquanto a reunião ocorria em Belarus, o conflito em território ucraniano continuou. As cidades de Kiev e de Kharkiv tiveram explosões pela manhã, no entanto, as Forças Armadas da Ucrânia avaliam que o ritmo da ofensiva russa diminuiu.

A reunião aconteceu na cidade de Gomel, em Beralus, cidade na fronteira com a Ucrânia, em uma residência do presidente do país, Alexander Lukashenko, aliado de primeira ordem de Putin.

Putin reclama de sanções
O presidente Vladimir Putin criticou as sanções do Ocidente contra a Rússia. Para ele, as medidas são um “império de mentiras”. As declarações de Putin aconteceram durante uma reunião com a equipe econômica, segundo a agência estatal russa RIA Novosti.

“Eu convidei vocês para falar sobre assuntos relacionados a economia e finanças. Mikhail Vladimirovich [primeiro-ministro da Rússia] e eu já discutimos esse assunto. É claro que essas sanções da agora chamada comunidade ocidental são um império de mentiras”, disse o presidente russo.

Além de Putin, estavam no encontro o primeiro-ministro, Mikhail Vladimirovich, o vice-primeiro-ministro, Andrei Belousov, o ministro das Finanças Anton Siluanov, e a chefe Banco Central russo, Elvira Nabiullina.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »