AtaNews Publicidade 728x90
26/02/2022 às 12h48min - Atualizada em 26/02/2022 às 12h48min

O que é fotoenvelhecimento e como evitar? Dermatologista explica

Beleza extraordinária
Foto: Imagem Ilustrativa
O fotoenvelhecimento é uma condição que causa o envelhecimento da pele por conta das longas exposições aos raios solares sem proteção facial. O fotoenvelhecimento é prejudicial para a saúde do rosto à medida que ele favorece o aparecimento de manchas, o envelhecimento precoce da pele e contribui para o desenvolvimento do câncer de pele.

Para explicar mais sobre como o fotoenvelhecimento age na pele como proporcionar uma ação anti-fotoenvelhecimento para o seu rosto, a dermatologista Dra. Fabiana Wanick, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Cirurgia Dermatológica, separou algumas dicas sobre esse processo causado pelo sol.

O que é fotoenvelhecimento da pele?
A dermatologista Fabiana Wanick esclarece o que é fotoenvelhecimento. “É um envelhecimento que ocorre por causa dos fatores do meio ambiente, chamamos isso de exposama, que pode ser a quantidade de a qualidade de sono, o que você come, o fumo, o estresse, a poluição, a radiação solar. Tudo isso considerado ambientais que podem influenciar o nosso envelhecimento. Então o fotoenvelhecimento é principalmente aquele causado pela radiação solar”.

Ou seja, o envelhecimento da pele pode ser causado por diversos fatores do ambiente, o fotoenvelhecimento está associado principalmente a ação dos raios solares na nossa pele. Esse processo de fotoenvelhecimento acontece com a exposição diária ao sol sem a proteção solar. Essa exposição pode causar o surgimento de manchas, linhas de expressão e rugas na pele. Além de fazer com que o rosto perca a sua luminosidade e firmeza. A exposição solar em excesso sem proteção ainda faz com que a pele fique mais suscetível ao câncer de pele. Por isso, é necessário o uso diário sobre o protetor solar facial independente da estação do ano.

Como evitar o fotoenvelhecimento?
“O fotoenvelhecimento pode ser combatido ao evitar os fatores que eu comentei anteriormente. Um comportamento indispensável é o uso do protetor solar facial todos os dias e evitar a exposição intensa por muito tempo no sol”, destaca a dermatologista Fabiana Wanick.

O protetor solar facial é o primeiro tratamento anti-idade e deve ser utilizado por todas as pessoas, porque ele também protege a pele das outras ações que o sol pode proporcionar para nossa pele. Por isso, é indicado o uso do protetor solar facial todos os dias, ao escolher o seu filtro solar opte por aqueles que apresentam FPS a partir de 30, não se esqueça de reaplicar o produto de duas em duas horas ou após o contato com água.

Escolha o filtro solar de acordo com a sua pele, como protetores solares específicos para peles oleosas ou com manchas. Dessa forma, é possível garantir a proteção da pele e criar uma rotina antifotoenvelhecimento. Além disso, o uso de chapéus e bonés também é benéfico para diminuir a ação desses raios solares.

Como tratar o fotoenvelhecimento?
A dermatologista Fabiana Wanick explica como tratar o fotoenvelhecimento. “Em casa a gente pode usar hidratante facial, protetor solar facial, antioxidante, alguns ácidos, alguns cremes clareadores prescritos por dermatologista. Além de procedimentos estéticos quando o fotoenvelhecimento está em níveis avançados”.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »