AtaNews Publicidade 728x90
06/02/2022 às 14h12min - Atualizada em 06/02/2022 às 14h12min

Dermatologista explica a diferença entre sabonete facial e gel de limpeza

Beleza Extraordinária
Manter uma rotina de skincare exige constância de diferentes passos de cuidados, o primeiro deles é a limpeza facial. A limpeza deve ser feita duas vezes ao dia, logo ao acordar e antes de dormir, dessa forma é possível tirar todas as impurezas da pele sem causar o efeito rebote, que pode gerar ressecamento, agressão à pele ou aumento da oleosidade.

Ao procurar produtos para sua limpeza facial você vai se deparar com diversos produtos, dois deles são o sabonete facial e o gel de limpeza facial. Se você não sabe a diferença entre esses dois produtos, ou não sabe qual escolher, a dermatologista Dra. Fabiana Wanick, Membro das Sociedades Brasileiras de Dermatologia e Cirurgia Dermatológica, separou algumas dicas que vão te ajudar a escolher o melhor para sua pele.

Como escolher entre o sabonete facial e o gel de limpeza?
Para entender a diferença entre o sabonete facial e o gel de limpeza, a dermatologista Fabiana explica com mais detalhes sobre cada um. “Em geral, a nossa pele tem um pH ácido, próximo de 5, e os sabonetes em geral possuem um pH mais alcalino, ou seja, bem diferente da pele e isso acaba sendo nocivo para ela. O gel de limpeza em geral tem o pH mais próximo da pele, ou seja, ele é menos agressivo. Além disso, ele é mais suave na limpeza fazendo menos ou nenhuma espuma, enquanto o sabonete facial limpa fazendo espuma”.

“Mas claro que dependendo de qual você escolhe. É possível encontrar um sabonete em barra de pH neutro e um gel de limpeza mais agressivo, o ideal é obedecer as recomendações do seu dermatologista”, recomenda a Dra. Fabiana Wanick.

Fique atento ao seu tipo de pele
Além das recomendações do dermatologista é importante reconhecer o seu tipo de pele, para, dessa forma, escolher a melhor opção para a sua limpeza facial diária. “A escolha entre o gel de limpeza facial ou o sabonete vai depender do seu tipo de pele. Peles oleosas precisam de produtos que contenham ativos desengordurantes e com maior capacidade de limpeza, mas sem exagero, porque se há exagero essa pele pode ter o efeito rebote e ficar mais oleosa”.

“Agora as peles mais secas precisam de um gel de limpeza mais suave, de preferência com um pH mais próximo da pele e com ativos hidratantes. As peles mistas podem usar um sabonete de cada um desses e o paciente pode ir alternando entre um sabonete mais suave de manhã e um mais forte de noite para tirar todas as impurezas antes de passar o seu tratamento noturno”, explica a dermatologista.

Não se esqueça de manter uma rotina diária de limpeza
O passo da limpeza facial na rotina de skincare serve para retirar todas as impurezas do rosto e fazer com que a pele fique limpa para receber e absorver da melhor forma os outros produtos com ativos. Esse passo da limpeza deve ser feito apenas duas vezes ao dia, porque quando ele é feito em excesso pode agredir a pele e causar o efeito rebote.

Para garantir uma limpeza eficaz e não agressiva para sua pele, aposte na limpeza dupla, utilizando o sabonete ou gel de limpeza facial e a água micelar. A combinação desses dois produtos vai garantir que a sua pele seja limpa por completo sem agredir. Dê preferência para produtos com ativos hidratantes para garantir uma limpeza hidratante para sua rotina de skincare.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »