AtaNews Publicidade 728x90
09/10/2021 às 15h33min - Atualizada em 09/10/2021 às 15h33min

Touca térmica: é essencial? Descubra as vantagens e desvantagens de usar na hidratação capilar

Beleza extraordinária
Foto: Imagem Ilustrativa
Quando você vai fazer aquela hidratação poderosa no cabelo, é muito comum utilizar uma touca térmica para potencializar ou acelerar o efeito dos produtos e deixar os fios ainda mais macios. Mas será que a touca térmica é mesmo necessária? Você já parou para pensar nas vantagens e nas desvantagens de usá-la?

Se você tem dúvidas sobre a touca, a gente conta tudo sobre ela e o que fazer para deixar a sua hidratação mais intensa.

Por que a touca térmica potencializa a hidratação?
O que acontece é que o calor estimula as cutículas do fio a abrirem, permitindo que o produto hidratante seja mais absorvido e aja diretamente na fibra capilar. A técnica é bem antiga e continua sendo muito usada, principalmente pelas apaixonadas por cabelo que fazem a hidratação em casa.

Mas nem sempre isso é necessário: os produtos mais modernos são catiônicos, ou seja, eles conseguem entrar na fibra capilar sem precisar de calor. Na hora de escolher seu creme ou máscara de hidratação, não se esqueça de conferir se ele precisa de uma touca térmica para ser ativado.

Mas é preciso tomar cuidado com a touca térmica
Ela é realmente uma ótima aliada dos tratamentos capilares, seja hidratação, nutrição ou reconstrução. Isso porque ela intensifica e acelera a ação dos produtos. Mas é importante tomar alguns cuidados na hora de usar a touca para garantir que ela ajude no tratamento sem prejudicar os fios.

O mais importante é não deixar a touca térmica na cabeça por mais de 20 minutos - isso vale tanto para as de alumínio como para as elétricas. Ultrapassar os 20 minutos de uso também pode causar outros problemas: o calor excessivo pode gerar mais sebo na raiz dos cabelos oleosos, assim como pode provocar a perda de água e deixar os cabelos secos ainda mais ressecados.

Atenção ao usar as toucas elétricas
Para evitar problemas como queimaduras no couro cabeludo, o melhor é dar preferência para as toucas de alumínio, que utilizam apenas o calor da cabeça para aquecer os fios. Como não geram calor extra, esse tipo de touca térmica não tem risco de queimar seu cabelo ou cabeça.

Mas se mesmo assim você quiser optar pelos modelos elétricos, escolha uma com termostato embutido. Dessa forma é mais fácil controlar a temperatura e a probabilidade de acontecer um acidente é menor. Além disso, mesmo que elas possam ser usadas por até 20 minutos, o mais indicado é usá-las por menos tempo, já que 5 ou 10 minutos já são suficientes para ativar os produtos capilares.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »