AtaNews Publicidade 728x90
27/04/2018 às 13h44min - Atualizada em 27/04/2018 às 13h44min

Opções veganas começam a ser servidas em refeitórios escolares na Escócia

Após campanha implementada nas escolas pelo governo escocês, refeições veganas, baseadas em plantas, serão oferecidas para reduzir o consumo de carne às crianças

ANDA Agência de Notícias de Direitos Animais
Alimentações veganas e mais saudáveis com um dia da semana sem carne é o que propõe a famosa campanha em todo o mundo (Foto: Getty Images)
A partir da última terça-feira, todas as escolas primárias de Edimburgo, capital da Escócia, estão participando da campanha ‘Segunda Sem Carne’ promovida pelo governo local, que promove comidas veganas no cardápio das escolas.

A campanha criada por Paul, Mary e Stella McCartney trabalha com entidades públicas e privadas para ajudar a reduzir o consumo de carne e incentivar descobertas de infinidades de opções veganas disponíveis em uma alimentação à base de vegetais.

A Segunda Sem Carne existe desde 2009, mas a cidade de Edimburgo será a primeira na Escócia a adotar formalmente a campanha. As escolas primárias vão cortar a carne dos menus dos refeitórios, oferecendo pratos à base de vegetais em troca. A mudança do menu às segundas-feiras ocorrerá em uma base contínua.

O Conselheiro para Crianças, Educação e Famílias, Ian Perry, comentou ao Edinburgh News: “Incentivar a alimentação saudável é extremamente importante, por isso é fantástico que nossos alunos sejam introduzidos aos benefícios de comer menos carne ainda jovens”.

Perry também afirmou que a participação da campanha nas escola também busca aumentar a conscientização delas diante do impacto ambiental da produção pecuária e exploração animal para a indústria de alimentos, bem como os padrões cruéis em que alguns animais são criados.

Além da Escócia, dezenas de distritos escolares independentes e públicos na Inglaterra e na Irlanda se inscreveram para participar do programa que retira a carne por um dia dos refeitórios.

Fundada por celebridades, a campanha também é apoiada por importantes estrelas britânicas, como Sir Richard Branson, Emma Thompson, Leona Lewis, Matt Lewis e Victoria Pendleton. Pendleton, ciclista olímpico e medalhista de ouro, disse: “Muitas pessoas pensam em comer carne como um direito, mas não há razão para comer carne todos os dias – você pode obter toda a nutrição necessária ao comer uma deliciosa comida vegetariana”.

Em todo o mundo, as escolas públicas estão começando a adotar a campanhas veganas de alimentação. No Brasil, quatro cidades anunciaram recentemente que farão a transição para um programa totalmente vegano até 2019. Os Estados Unidos também estão adotando a ideia, já que o Distrito Escolar Unificado de Santa Bárbara fez uma parceria com uma empresa local de carnes veganas para fornecer refeições vegetarianas diariamente aos estudantes.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »