AtaNews Publicidade 728x90
28/08/2021 às 18h17min - Atualizada em 28/08/2021 às 18h17min

Cabelo oleoso: entenda as causas e como tirar oleosidade dos fios

Beleza extraordinária
Foto: Getty Images
Alguns cabelos tendem a ser mais oleosos que outros, enquanto outros acabam se tornando oleosos por cuidados indevidos. Seja por propensão genética, hormonais ou maus hábitos, o cabelo oleoso é um tipo de cabelo que merece atenção especial.

O blog Beleza Extraordinária explica o que causa a oleosidade e como retirar esse aspecto dos fios. Continue a leitura e saiba como ter fios mais macios, sedosos e com brilho saudável.

Como saber se o cabelo está oleoso?
Se você está na dúvida e deseja saber se o seu cabelo está oleoso, algumas dicas podem te ajudar. O cabelo oleoso é aquele tipo de cabelo que a pessoa sente a necessidade de lavar com maior frequência por conta do brilho excessivo. Além disso, os fios dos cabelos oleosos ficam grudados entre si, o que faz com que ele fique sem movimento.

O cabelo oleoso também tende a ter maior acúmulo de sujeira e o couro cabeludo oleoso aumenta as possibilidades do desenvolvimento da caspa. Por conta da estrutura do fio, os cabelos lisos tendem a ter essa característica. O cabelo oleoso tem esse aspecto desde a raiz até as pontas, cabelos que são oleosos apenas na raiz são classificados como cabelos mistos.

O que causa oleosidade no cabelo?
As glândulas sebáceas estão presentes no couro cabeludo e na pele, elas são as responsáveis pela produção de sebo em nosso organismo, também conhecido como oleosidade. Essa produção de óleo é natural do corpo, por garantir hidratação e nutrição para os fios. Porém, quando em excesso, pode causar um aspecto de brilho extremo e perda de movimento nos fios.

Essa produção em excesso causa o aspecto oleoso no cabelo, e diversos fatores levam a essa situação. Alguns exemplos são fatores genéticos e desequilíbrio hormonal. Mas, na grande maioria dos casos, a oleosidade no cabelo é causada pelo uso de produtos incorretos e a falta de higienização adequada dos fios. Além disso, a oleosidade pode surgir de efeito rebote de tratamentos, como aplicação de produtos hidratantes e cremes de pentear no couro cabeludo ou excesso de limpeza.


Como tirar oleosidade do cabelo?
Para tirar a oleosidade do cabelo algumas atitudes podem ser tomadas no dia a dia. A primeira de todas é escolher o shampoo correto e adequado para cabelos oleosos, os shampoos que dão brilho não são recomendados porque esses fios, pois esses shampoos trazem óleos na composição. Invista em um shampoo hidratante e antioleosidade.

Hidratação também é permitida, muitas vezes o couro cabeludo produz mais óleo para repor a falta de hidratação dos fios. Tente fazer hidratação de forma constante na sua rotina de cuidados capilares. Além disso, não lave o cabelo todos os dias, o excesso de limpeza pode fazer com que a produção de óleos pelo couro cabeludo seja estimulada. O recomendado é lavar o cabelo de 2 a 3 vezes na semana. Além disso, não fique mexendo no cabelo toda hora, a oleosidade e sujeira das mãos podem passar para o couro cabeludo.

Como escolher um shampoo para cabelo oleoso?
O melhor shampoo para cabelo oleoso é aquele indicado para esse tipo de fio, o shampoo para cabelo oleoso não traz óleos em sua composição e promove uma limpeza profunda com ação de hidratação. Deixando desta forma os fios hidratados, desembaraçados e com menos oleosidade.

A linha Elseve Hydra Detox 48h purifica o couro cabeludo com ação que dura até 48h e hidrata as pontas dos fios resultando em cabelos macios e com movimento. Indicado para cabelos oleosos e mistos, o Shampoo Hydra Detox 48h faz um detox nos fios deixando o cabelo com um aspecto limpo e nutrido.

Hidratação para cabelo oleoso
Cabelos oleosos também precisam de hidratação, pois ela é capaz de devolver vitalidade e movimentos para os fios. A hidratação deve ser feita uma vez por semana, escolha aquele creme de hidratação que é mais indicado para o tipo de cabelo.

O Creme de Tratamento Elseve Hydra Detox 48h promove ação detox e hidratante para os fios, fazendo com que o cabelo fique limpo, com uma sensação de refrescância e com um brilho saudável. O Creme de Tratamento Hydra Detox tem ação rápida de 5 min no cabelo, o que facilita a aplicação durante a rotina de cuidados. Lembre-se que ele não deve ser aplicado no couro cabeludo.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »