AtaNews Publicidade 728x90
14/08/2021 às 12h21min - Atualizada em 14/08/2021 às 12h21min

Protetor solar previne espinhas: descubra como evitar a acne solar

Beleza extraordinária
Usar o protetor solar e ao mesmo tempo evitar espinhas pode até parecer algo impossível para as mulheres. Geralmente associado à oleosidade e ao aspecto pegajoso no rosto, o filtro solar pode, sim, ser um grande aliado de quem sofre com as inflamações na fase adulta, já que existe a temida acne solar. Diferente daquela causada exclusivamente pelo entupimento dos poros, como acontece quando a pele é oleosa, esse tipo de espinha é causada pelo inchaço dos poros causados pelo sol, que os impede de expelir as impurezas e, assim, acabam inflamando. Mas, atenção: não é qualquer tipo de protetor solar que consegue proteger a pele de acnes e cravos. Confira as dicas e saiba como escolher!

Entenda melhor o que é acne solar e como elas surgem
Enquanto a acne comum está ligada ao excesso de oleosidade da pele, a acne solar está diretamente ligada às queimaduras causadas pelo sol. Elas podem acontecer após horas de exposição sem proteção, já que os raios ultravioletas acabam inflamando o orifício da pele por onde é eliminada a secreção sebácea natural, ou seja, os poros. A acne aparece no rosto, mas também pode aparecer em áreas como ombros, tórax e costas, por mais que não sejam oleosas como a face. Outro problema do sol é que ele também aumenta a produção de sebo e diminui as células de defesa, o que piora ainda mais o aparecimento das espinhas.

Para prevenir espinhas, ideal é que protetor solar tenha toque limpo ou seco
O filtro solar só aumenta a oleosidade quando a textura e os ativos do produtos não combinam com a pele oleosa. Por exemplo, um protetor cremoso e com ativos altamente hidratantes pode entupir os poros deste tipo de pele com facilidade, da mesma forma que um protetor solar corporal, que não é indicado para a pele do rosto, também pode ocasionar uma sensação pesada e "gordurosa". É por isso que o filtro solar precisa ter algumas características próprias para conter a oleosidade, como textura em gel-creme, que absorve melhor, "oil-free", que é livre de óleos, e também um toque limpo, que não entrega aspecto gorduroso ao rosto. 

Confira mais dicas sobre o protetor solar anti-acne
Para ajudar na prevenção da acne, o filtro solar vem com essa indicação já na embalagem ou com a indicação de "toque limpo" ou "toque seco". A textura ajuda tanto na hora da aplicação quanto no visual da pele ao longo do dia, já que na hora de aplicar, uma pouca quantidade do produto já é suficiente para espalhar no rosto inteiro, enquanto a absorção da pele é mais rápida do que um filtro facial cremoso. E como tudo que uma dona de pele oleosa quer é um acabamento sequinho e sem brilho, esse tipo de filtro também garante um acabamento matte e sem brilho durante algumas horas.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »