AtaNews Publicidade 728x90
04/06/2021 às 14h31min - Atualizada em 04/06/2021 às 14h31min

Carta de Einstein contendo a famosa fórmula E=mc2 é leiloada por valor milionário

Há apenas outros três exemplares da equação escritos de próprio punho pelo cientista

HISTORY
Foto: Arquivo
Uma carta do físico Albert Einstein contendo sua famosa equação E=mc2 foi leiloada por 1,2 milhão de dólares. Segundo a casa de leilões RR Auction, de Boston, nos Estados Unidos, a peça atingiu um valor três vezes maior do que o esperado. Trata-se de um item histórico, já que contém a emblemática fórmula escrita à mão pelo próprio cientista.

Fórmula E=mc2 escrita por Einstein
A carta foi redigida em alemão em 26 de outubro de 1946 e tinha como destinatário o físico polonês-americano Ludwik Silberstein, que guardou o documento em seu arquivo pessoal. A relíquia do mundo científico estava nas mãos da família dele, que decidiu leiloar a peça. Devido ao seu ótimo estado de conservação, os diferentes interessados iniciaram um duelo de ofertas, que terminou em um valor milionário.


Segundo os especialistas, há apenas três outros documentos nos quais a fórmula E=mc2 aparece caligrafada pelo cientista. A famosa equação foi publicada pela primeira vez em um artigo científico de Einstein em 1905. Ela diz que a energia é igual a massa multiplicada pela velocidade da luz ao quadrado.

O conceito, que explica a intercambiabilidade de energia e massa, é fundamental na física moderna. A fórmula também permitiu a Einstein provar sua teoria da relatividade especial (que afirma que nada pode viajar mais rápido do que a velocidade da luz no vácuo porque um objeto viajando nessa velocidade teria massa infinita e, portanto, exigiria energia infinita para se mover).

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »