AtaNews Publicidade 728x90
30/09/2020 às 16h37min - Atualizada em 30/09/2020 às 16h37min

Morre Quino, cartunista argentino criador de Mafalda, aos 88 anos

YahNotícias
Foto: Miguel Riopa
Morreu nesta quarta-feira (30) o cartunista argentini Joaquín Salvador Lavado, conhecido mundialmente como Quino, criador da personagem de quadrinhos Mafalda. O falecimento foi confirmado por seu editor, Daniel Divinsky, através do Twitter. A causa da morte não foi confirmada.

Quino foi responsável pelos quadrinhos em língua espanhola mais traduzidos do mundo. Nascido em 1932, em Mendoza, na Argentina, e formado pela Escola de Belas Artes de Mendoza, o quadrinista trabalhou com desenhos animados para publicidade e tiras de jornais, onde sua obra mais famosa nasceu.

A primeira tira da Mafalda foi publicada em setembro de 1964, no jornal argentino Primera Plana. Mas a personagem havia sido criada anos antes, em 1961, como parte de um trabalho de Quino para uma agência de publicidade que foi rejeitada.

A última tira com Mafalda e sua turma foi publicada em 1973, mas a personagem ganhou centenas de reimpressões e encadernados em mais de 30 línguas, virou desenho animado de TV e ganhou filmes de animação distribuídos mundo afora.

Segundo o jornal argentino Clarin, Quino foi vítima de um AVC (acidente vascular cerebral) nos últimos dias e não resistiu. Desde 2017, após a morte da esposa Alicia Colombo, ele morava na cidade natal de Mendoza.
 

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »