AtaNews Publicidade 728x90
23/07/2020 às 16h03min - Atualizada em 23/07/2020 às 16h03min

Cabelo Crespo: Como tratar o ressecamento natural dos fios 4A, 4B E 4C? Veja as dicas caseiras

Beleza extraordinária
O cabelo 4c é o mais fechado e volumoso entre os crespos (Foto: Instagram @simplycyn)
O ressecamento do cabelo 4c, assim como o do 4b e 4a, não é novidade para quem tem esses tipos de fios. Por causa do formato em espiral bem fechado dessas madeixas, a oleosidade natural da raiz acaba não chegando nas pontas e resultado é um cabelo opaco e quebradiço que precisa de muitos cuidados para permanecer saudável. 

A hidratação para cabelos crespos e ressecados é uma das principais soluções para esse problema, mas não é suficiente: você também vai precisar de outros tratamentos e de cuidados específicos no dia a dia para evitar que o ressecamento piore. Por isso, hoje o Beleza Extraordinária vai te ajudar dando todas as dicas necessárias para que seu cabelo crespo fique bem hidratado, nutrido e saudável. Dá uma olhada! 

CABELO 4C, 4B E 4A: APRENDA A DIFERENCIAR OS TRÊS TIPOS DE FIOS CRESPOS
Antes de descobrir qual é a melhor forma de cuidar do seu cabelo crespo para acabar com o ressecamento, é essencial que você consiga determinar qual é o tipo de cacho predominante na sua cabeça. A partir daí, vai ficar mais fácil estabelecer a sua rotina de cuidados e o tipo de finalização ideal para o seu cabelo. Dá uma olhada, aqui embaixo, nas características dos cabelos 4a, 4b e 4c! 

Descubra como identificar cada tipo de cacho, do 2a até o cabelo 4c

Cabelo crespo 4a: o primeiro cabelo crespo da escala de tipos de cachos é o 4a. Ele já cresce bem enroladinho, com a curvatura no tamanho de um lápis desde a raiz, ou seja: é mais fechado do que o cacho 3c. Quando esticado, o crespo 4a fica no formato de S.

Cabelo crespo 4b: para identificar o crespo 4b, você vai precisar esticar delicadamente uma mecha. Ao invés de ter o formato de S do 4a, esse fio fica no formato de Z, com as extremidades da curvatura mais “rígidas”. Por ser mais fechado, o cabelo 4b também tem mais fator encolhimento. 

Cabelo crespo 4c: a última parada na escala dos tipos de cachos, o crespo 4c é o mais fechadinho de todos. Ao mesmo tempo em que ele tem uma super definição, também pode ficar bem volumoso de acordo com a finalização escolhida por você. O 4c é o tipo de crespo do black power, que remete aos anos 80.  

A HIDRATAÇÃO PARA CABELOS CRESPOS E RESSECADOS COMEÇA NO SHAMPOO E NO CONDICIONADOR
O primeiro ponto de atenção com o cabelo crespo deve começar na lavagem: sabia que é sempre melhor optar pelos tipos de shampoos e condicionadores cremosos ou perolados? Esse tipo de fórmula um pouquinho mais densa e hidratante é perfeita para evitar o ressecamento e manter o fio com aspecto saudável.

Importante: de qualquer forma, muito cuidado no passo a passo da lavagem para não pesar os fios! Na hora de aplicar o shampoo, por exemplo, coloque o produto direto no couro cabeludo e não no comprimento. Depois, aplique o condicionador ou a máscara de tratamento e enxágue completamente antes da finalização. A hidratação caseira para cabelo crespo começa nesse processo! 

CREME PARA CABELO CRESPO RESSECADO: COMO ESCOLHER O FINALIZADOR IDEAL PARA ESSE TIPO DE CABELO
No dia a dia, depois de lavar o cabelo, você vai precisar finalizar os cachos e o creme para pentear desempenha um papel importantíssimo no resultado final dos fios. Mesmo que os cuidados intensivos sejam os principais responsáveis pelo fim do ressecamento, a hora escolher o creme para cabelo crespo ressecado também influencia no resultado final. 

Assim como os shampoos e condicionadores indicados são os mais densos e hidratantes, o seu creme para pentear também deve ser mais consistente e nutritivo. O truque é optar por produtos com a fórmula reforçada por óleos. Com o finalizador para cabelo cacheado e crespo certo, você pode colocar em prática qualquer técnica de finalização para garantir o resultado desejado. 

A HIDRATAÇÃO CASEIRA PARA CABELO CACHEADO E CRESPO PODE SER UMA SOLUÇÃO PARA ACABAR COM O RESSECAMENTO DOS FIOS
A hidratação para cabelos cacheados ressecados e quebradiços é sempre importante para que os fios encaracolados se mantenham saudáveis. Para isso, é importante escolher máscaras bem nutritivas. Dê preferência para fórmulas que contenham óleos, como o óleo de coco ou de flores preciosas, e intercale a frequência segundo o seu cronograma capilar (duas vezes por semana é um bom intervalo).

Outra dica para turbinar ainda mais o processo é fazer uma misturinha caseira: aplique algumas gotas do Óleo Extraordinário na palma da mão e misture ele à quantidade de creme que será usada nos cabelos. Isso vai ajudar a potencializar a nutrição nos fios e dar muito mais maciez às madeixas.

A UMECTAÇÃO CAPILAR AJUDA A DEVOLVER O BRILHO E A MACIEZ AO CABELO 4C, 4B OU 4A
Junto com a hidratação caseira para cabelo crespo, outra grande aliada de beleza para quem tem fios do tipo 4 é a umectação capilar. Como o ressecamento precisa ser resolvido com nutrição, o passo a passo usando óleo capilar é perfeito para solucionar a questão de uma vez!

Você pode escolher entre a umectação noturna - aplicando o óleo em todo o cabelo antes de dormir e deixando agir nos fios até a lavagem no dia seguinte -, ou o pré-poo - aplicando o óleo em todas as mechas antes do banho, deixando que o produto aja cerca de 30 minutos no visual. Nos dois casos, você pode juntar a umectação com uma hidratação para cabelo cacheado ressecado caseira: é só enxaguar bem os fios no final da lavagem. 

A RECONSTRUÇÃO CAPILAR TAMBÉM AJUDA A COMBATER O RESSECAMENTO DO CABELO CRESPO
Não importa se você tem cabelo crespo 4c, 4b ou 4a: a estrutura desse tipo de fibra capilar tende a ser mais fina e frágil do que as outras. O ressecamento natural também pode agravar essa situação, deixando seu cabelo mais suscetível ao enfraquecimento. Por isso, junto da hidratação e da umectação, invista na reconstrução capilar nos fios a cada duas semanas. O processo ajuda a fechar as cutículas do cabelo crespo e o deixa mais alinhado, ou seja: com menos frizz e ressecamento. 

CUIDADOS EXTRA PARA MANTER OS CABELOS 4A, 4B E 4C LONGE DO RESSECAMENTO



Apesar da estrutura seca ser uma característica natural dos cabelos crespos, vale destacar que alguns agentes externos podem potencializar esse problema - por isso, é preciso tomar cuidados extra na rotina:

- Evite lavar o cabelo crespo com água muito quente, já que a temperatura alta do banho pode estimular ainda mais o ressecamento dos fios e diminuir a oleosidade natural do couro cabeludo;

- Tente espaçar o uso de ferramentas de calor, como babyliss, chapinha e secador. O calor deles também pode deixar a aparência do fio menos brilhosa;

- Proteja sempre os fios com óleo capilar antes do banho de mar e piscina, já que esses agentes tendem a sensibilizar os cachos provocando um aumento no ressecamento.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »