AtaNews Publicidade 728x90
23/07/2020 às 12h50min - Atualizada em 23/07/2020 às 12h50min

MP encontra mala de dinheiro em ação que mira ilegalidades de ex-governador petista do DF

CORRUPÇÃO

Assessoria de Imprensa
MP encontra mala de dinheiro em ação que apura ilegalidades na saúde no DF - Foto: MPDFT

Uma mala cheia de dinheiro foi apreendida nesta quinta-feira (23) durante operação realizada pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). A ação apura compra de leitos hospitalares na capital federal.

O dinheiro foi encontrado na residência de Adriana Aparecida Zanini, vice-presidente do Instituto Brasília para o Bem-Estar do Servidor Público (Ibesp), entidade que teria recebido a verba do governo.
 
O ex-governador Agnelo Queiroz (PT), Rafael Barbosa (ex-secretário de Saúde) e Luiz Carlos do Carmo (presidente do Ibesp) também são alvos da operação.

Os supostos pagamentos ilícitos teriam acontecido em 2014, na gestão do petista. O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) é que comanda a ação, denominada “Operação Alto Escalão”. No total, são 13 madados de busca e apreensão.

Segundo apuração da promotoria, para que esse negócio fosse adiante, o dono da empresa Hospimetal “pagou R$ 462 mil a agentes que atuariam em nome de ex-ocupantes de cargos do alto escalão do Governo do Distrito Federal". O valor equivale a 10% do montante total do contrato.

A propina teria sido paga po meio de um contrato fictício de publicidade e marketing firmado entre a Secretária de Saúde do DF e uma suposta empresa que pretendia vender seus produtos.

De acordo com o MPDFT, “os novos fatos foram revelados em colaboração premiada e após a realização de investigações e diligências independentes, além de provas obtidas do processo origina".

A operação desta quinta-feira (23) é um desdobramento de outra investigação do MPFDT chamada “Operação Checkout”.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »