10/01/2020 às 11h54min - Atualizada em 10/01/2020 às 11h54min

Pano Branco na Pele: Como tratar o problema + dicas para prevenir a micose

Saiba o que é e como tratar o pano branco na pele com os cuidados certos

Beleza extraordinária
Confira alguns fatores que podem desencadear o pano branco na pele / Foto: Shutterstock
O pano branco - também conhecido como micose de praia ou pitiríase versicolor - costuma se mostrar através de manchinhas brancas na pele. Quando isso acontece, algumas pessoas ficam apreensivas e não sabem o que fazer, mas não precisa se preocupar: o tratamento para o pano branco é bem simples. 

Se você já teve ou suspeita estar com essa micose, a gente conta tudo o que você precisa saber sobre a doença de pele que é muito comum em locais quentes e úmidos. Quer saber como o pano branco surge e o que fazer para acabar com a micose? Então, vem conferir essa matéria e aprender tudo sobre o assunto. 

O PANO BRANCO É PROVOCADO PELO FUNGO MALASSEZIA FURFUR
Esse tipo de fungo está naturalmente presente na pele, mas ele pode provocar a micose quando é exposto a um ambiente quente e úmido. Fatores como o excesso de oleosidade, a sudorese intensa e a falta de higiene da pele podem propiciar o desenvolvimento da doença. Por isso, muitas vezes o pano branco é associado a ambientes de praia. 

O principal sintoma são as manchinhas brancas na pele, que podem aparecer por todo o corpo. Além disso, a micose pode provocar coceira e descamação. Se você tem esses sintomas, o ideal é procurar um dermatologista para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento para controlar a micose. 

COMO É O TRATAMENTO PARA ACABAR COM O PANO BRANCO NA PELE?
Felizmente, o tratamento para pano branco é simples e pode ser bastante rápido, dependendo da intensidade. O mais comum é que seja receitada uma pomada antifúngica, de uso local, para controlar o fungo e acabar com a micose. Em alguns casos, pode ser indicado aliar o uso da pomada com um antifúngico oral.

Controlando o fungo, as manchas podem sumir naturalmente da pele, devolvendo a coloração natural. Em alguns casos, geralmente em pessoas que se bronzearam durante a micose, as manchas brancas podem persistir - já que o fungo impede que as manchas sejam bronzeadas da mesma forma que o restante da pele. 

APRENDA A PREVENIR O SURGIMENTO DO PANO BRANCO COM FILTRO SOLAR
Embora o tratamento para o pano branco seja bastante simples, é possível prevenir a doença de pele seguindo algumas dicas - especialmente se você vive em um lugar quente e úmido. A primeira dica é manter a higiene da pele sempre em dia, principalmente durante o verão, e apostar na proteção solar diária. Evite, também, produtos com fórmula oleosa e prefira os filtros solares de toque seco. 

Dê preferência a roupas leves e arejadas - como as feitas de algodão, em vez de tecidos sintéticos. Elas permitem que a pele respire e evitam a proliferação de fungos. Além disso, quando transpirar, é recomendado limpar e enxugar a pele, evitando que o suor fique na superfície por muito tempo. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »