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12/08/2019 às 09h21min - Atualizada em 12/08/2019 às 09h21min

Setor de beleza apresenta crescimento no Brasil

Conheça alguns índices de crescimento e tendências de um dos setores que mais avança no país

Maria Gabriela
Assessoria de Imprensa,SEO
Mesmo no cenário em que muitos setores do mercado enfrentam dificuldades para se recuperar da recessão provocada pela crise, o setor de beleza continua de vento em popa. O motivo é simples: além de alegre, simpático e acolhedor, o povo brasileiro gosta de estar bonito e cheiroso.
 
No Brasil, a preocupação com a aparência não é sazonal, ou seja, não diminui porque é inverno ou outono, e também não depende de economia favorável. Além disso, o público desse mercado é exigente e está sempre em busca de novidades, o que mantém o crescimento do setor lá no alto.
 
Veja a seguir alguns números que revelam o alto desempenho do setor de beleza, entenda um pouco mais sobre o aumento da demanda online e confira quais são os produtos mais consumidos.

Índice de crescimento do mercado de beleza no Brasil

No ranking mundial de consumo de produtos de beleza, o Brasil fica em terceiro lugar, atrás somente dos Estados Unidos e do Japão, o que representa uma posição de peso.
 
Para entender melhor, em detalhes, o quanto o setor de beleza é promissor no país, aqui estão reunidos alguns dados divulgados recentemente pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), órgão que representa o setor no país desde 1941. 
 
Somente nos últimos cinco anos, segundo a associação, o mercado de beleza alcançou o crescimento de 567% no país. Para se ter ideia, o número de profissionais atuando nesse segmento passou de 72 mil para mais de 480 mil.
 
Além disso, ainda de acordo com a ABIHPEC, as expectativas para 2019 são altas. Estima-se que o ano termine marcando um crescimento de pelo menos 4,1% nas vendas, índice que representa um impacto de R$ 50,43 bilhões a mais na economia.

Aumento da demanda pela compra de cosméticos online

Ao falar em beleza muitos pensam em salões de beleza, clínicas de estética, barbearias e lojas físicas especializadas na venda de cosméticos. Contudo, o setor de beleza também tem feito a cabeça dos consumidores online, que cada vez mais buscam adquirir produtos em lojas virtuais.
 
De acordo com um levantamento feito pela Nuvem Shop, plataforma de ecommerce, o setor de beleza foi o segundo segmento de lojas online que mais apresentou crescimento no primeiro trimestre de 2018, alcançando a marca de 117%.
 
Entre os motivos que podem ser os responsáveis por esse aumento de demanda pela compra de produtos de beleza pela internet, é possível citar alguns deles:
 
  • A popularização dos tutoriais de maquiagem publicados diariamente nas redes sociais.
     
  • A constante divulgação de marcas e novidades do mercado de beleza feita por influenciadores digitais.
     
  • A conveniência para comprar sem precisar sair de casa, com mais autonomia na hora da compra.
     
  • Os preços, normalmente, mais baixos praticados pelas lojas virtuais.

Os produtos de beleza mais consumidos

Sabendo que o setor é um dos mais aquecidos, é hora de entender um pouco mais a respeito das preferências do consumidor. Afinal, que tipo de cosmético os brasileiros costumam adquirir nas lojas físicas e virtuais especializadas em beleza? Veja alguns dos preferidos:

 
  • Batons: com tons específicos para o inverno, verão, outono e até primavera, o cosmético responsável por dar as mais extravagantes cores aos lábios também está entre os itens mais consumidos pelas brasileiras.
     
  • Cremes: loções corporais estão entre os produtos de beleza mais versáteis disponíveis no mercado e, por isso, o volume de vendas é alto. Existem opções com as mais diversas funções, das mais simples às mais inusitadas, dentre elas a hidratação, redução de estrias, prevenção de celulite, bálsamo, hidratante corporal, iluminador e por aí vai.
     
  • Perfumes: as fragrâncias nacionais e perfumes importados estão entre os produtos de beleza mais vendidos no país. No ranking mundial, o Brasil é o segundo país que mais consome perfumes.
     
Para se ter ideia, no ano de 2017 – dados mais recentes divulgados –  o mercado brasileiro de fragrâncias fechou o ano com vendas superiores a US$ 6,8 bilhões.

 
  • Óleo para cabelo: ainda entre os campeões de vendas estão os óleos para cabelo, um dos queridinhos do setor. Os produtos para cabelo vivem pleno crescimento e movimentam cerca de R$ 8 bilhões no país, de acordo com um levantamento feito pela Kantar Worldpanel.
 
  • Finalizadores e cremes de tratamento para cabelos: ainda falando sobre produtos para cabelo, os finalizadores e cremes voltados para o tratamento das madeixas também possuem espaço reservado nas compras de cosméticos. Nessa linha entram as máscaras hidratantes, reconstrutores capilares, shampoos, condicionadores e reparadores.
 
Seja para comprar perfumes importados ou investir em linhas completas de tratamento para cabelo, fato é que, de janeiro a janeiro, o setor de beleza tem o seu espaço garantido no coração dos brasileiros.
 
A dica para os lojistas é sempre apostar em novidades, buscar tendências no mercado internacional e investir em canais de venda que facilitem o processo de compra. Para os consumidores, o que fica de conselho é a importância de adquirir produtos de lojas confiáveis para não acabar investindo dinheiro em itens de procedência duvidosa. Afinal, beleza é coisa séria!
 
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