AtaNews Publicidade 728x90
30/05/2019 às 15h03min - Atualizada em 30/05/2019 às 15h03min

Jardim Vertical: 4 dicas para montar e manter sempre bonito

Por Andréa
Revista Decora
Foto: Imagem Ilustrativa
Muita gente já sabe dos benefícios de se ter um jardim vertical no lar. E você? Pois bem, saiba que uma parede verde pode ajudar tanto a saúde humana quanto a saúde das edificações.

Um maciço de plantas tende a melhorar o isolamento termo acústico dos ambientes, deixando-os mais silenciosos, frescos e, assim, agradáveis. Caso esteja pensando em montar uma estrutura dessas em sua casa, leia o texto a seguir!

#1 Qual o melhor local em casa para montar um jardim vertical
É possível montar um jardim vertical em vários locais dentro e fora de casa. Muitos arquitetos sugerem a construção de panos verdes em fachadas de edifícios, visando, assim, ambientes termicamente mais agradáveis.

Acontece que essa técnica também pode simplesmente só ser utilizada com o propósito de embelezar essas volumetrias – e tudo bem.



Quintais residenciais podem ficar muito mais bonitos com maciços de plantas.

Agora, é possível levar a natureza para dentro de casa também. Aliás, o jardim vertical tem sido uma forte tendência também em decoração de interiores nos últimos anos.

Quadros verdes podem ser instalados em praticamente todos os cômodos – hall, sala, cozinha, banheiro e mais. Mas, nada mais comum do que montar uma estrutura assim na varanda.



Plantas precisam de alimento para continuar sobrevivendo – isso inclui luz solar e umidade. Sendo assim, o melhor local dentro do lar para colocação de vasos com flores e folhagens – principalmente em apartamentos – é na varanda. Isso porque esse espaço é o que apresenta as melhores condições ambientais dentro de casa, o que dá mais chances para as espécies se manterem bonitas e saudáveis por mais tempo.

Como dito antes, nada impede que sejam montados jardins verticais em outras partes da casa. Por exemplo, ao redor de uma churrasqueira, na zona gourmet.

Na parede de fundo do console, no hall de entrada; ou da mesa de jantar, na sala de jantar. Ao lado da banheira, no banheiro. Atrás do sofá, na sala de estar. Numa área vaga da cozinha ou área de serviço. E também em qualquer uma das paredes do jardim de inverno.



​#2 Como montar uma estrutura diferente de jardim vertical
Não se pode ter um jardim vertical sem, antes, montar uma estrutura para ele. Em alguns casos, trata-se só de vasos fixados muito próximos em uma determinada parede da casa.

As plantas também podem ser cultivadas em vãos de pallets presos a um muro, por exemplo. Ou em canos de PVC suspensos, presos a um pergolado ou beiral de telhado.



Em propostas desenhadas por arquitetos e designers criativos, as soluções para jardim vertical são ainda mais ousadas.

Pode-se ter um falso quadro verde se valendo de caixas de feiras e vasos de plantas. Mandar fazer uma estante ou divisória vazada em barras metálicas e preenchê-las com plantas de todos os tipos.



Ou ainda usar blocos de concreto para construir um pano natural extenso na divisa com o vizinho. Ideias é que não faltam!



​#3 Como escolher as plantas para o jardim vertical
Plantas ajudam na limpeza do ar e no controle da temperatura atmosférica ao redor do local em que estão, o que justifica porque os jardins verticais são tão valorizados em arquitetura de edificações.

Porém, nem sempre é por isso os projetistas utilizam essa técnica de paisagismo. Às vezes, tem a ver só com deixar os ambientes mais bonitos, já que o colorido e a textura das plantas valorizaria os cenários decorados.



De acordo com as espécies escolhidas, o quadro verde pode adquirir uma dinâmica bem interessante. O movimento causado pelo desenvolvimento descontrolado das plantas acabaria sendo muito mais fascinante do que se poderia imaginar.

Observar a vida diante dos olhos, em constante transformação, faria um bem enorme para o ser humano. Ter um jardim vertical é quase como ter uma mini biodiversidade em casa!



Agora, para obter o resultado desejado, o projetista deve, antes, conhecer as condições do local onde pretende construir o jardim vertical.

Também colher informações quanto às espécies que poderá encontrar no mercado. Para zonas de pouca incidência solar é melhor que ele utilize samambaia, palmeira rafis, orquídea, lírio da paz, bromélia e mais. Já para zonas com mais luz, aspargo, hera, liríope, tilândsia e outras.



#4 Quais cuidados ter no dia-a-dia quanto à manutenção do jardim vertical
Depois de ler este texto, você pode ter decidido construir um jardim vertical em sua casa também. Já pensou em um bom local para isso, talvez a varanda. Observou as condições locais e fez uma lista do que comprar.

Pensa que sua tarefa terminou por aí? Não! As plantas precisam de cuidado constante. Você precisará regá-las e adubá-las sempre que necessário – às vezes até podá-las também, se for o caso.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »