AtaNews Publicidade 728x90
01/04/2024 às 17h06min - Atualizada em 01/04/2024 às 17h06min

Quais riscos a tensão errada pode trazer para os aparelhos elétricos?

Responsável por levar a energia elétrica da fonte para o uso final, a tensão elétrica causa dúvidas e também traz riscos se utilizada de maneira incorreta

Crédito: Supakit Kaewyoo/iStock
A eletricidade é fascinante, mas esconde muitos riscos. Por trás de fios e tomadas e do uso cotidiano dessa força natural, tão presente em tudo, existem certas regras que devem ser cumpridas para que não haja riscos para os seus consumidores, bem como para os seus eletrodomésticos.
 
Uma dessas regras de ouro é respeitar sempre a tensão, isto é, a famosa voltagem. Simbolizada por uma letra V, a voltagem é a pressão ou então a intensidade com que os elétrons são empurrados pela força elétrica por um circuito. É ela que determina a quantidade de energia que será transferida de uma fonte para a alimentação de um aparelho, por exemplo.
 
A voltagem tem esse nome em homenagem ao italiano Alexandre Volta, o inventor da pilha. Fontes de energia por excelência, geralmente as pilhas possuem 1,5 V. Diferentemente da energia que vem das usinas e que chega através dos postes até as residências, empresas e indústrias, no Brasil é comum encontrar voltagem que varia do padrão de 127V e 220V, para uso doméstico, até 440V, para uso industrial.
 
A diferença de tensão no uso doméstico geralmente causa muitas dúvidas. Afinal, alguns aparelhos são bivolt e outros não, alguns aparelhos são 110V, mas a concessionária só oferece 127V, dúvidas sobre se é possível ligar um aparelho na voltagem que não a recomendada para ele, entre outras questões. Contudo, o mais importante é entender o conceito de que voltagem é a força necessária para alimentar determinado dispositivo elétrico.
 
Logo, ligar um aparelho cuja tensão designado para seu uso é 127V em uma tomada de 220V certamente causará a queima dele. Isso porque ele foi projetado para trabalhar com uma certa força, mas está sendo alimentado com muito mais, não suportando tanta tensão. Já em caso contrário, nada acontecerá: o aparelho de 220V ficará subalimentado e funcionará de maneira muito fraca, mas sem riscos de queimar.
 
Aparelhos bivolt não correm esse risco, pois são projetados com mecanismos que reconhecem a voltagem utilizada e se adequam a ela. Geralmente são os carregadores de celular, seja ele de Android ou carregador de iPhone, tablets, entre outros aparelhos de informática que contam com essa facilidade. Aparelhos que demandam potência utilizam 220V, como aparelhos de ar-condicionado, chuveiros elétricos e torneiras elétricas.
 
Por demandarem mais energia, costumam ser os vilões da conta de luz. No entanto, o problema passa principalmente pelo tempo de uso de cada um desses aparelhos. Logo, o ideal é utilizá-los por menos tempo e em potências menores. Saber dimensionar o ar-condicionado para o tamanho do ambiente, bem como diminuir a potência do chuveiro para os dias mais quentes, certamente ajudará a gastar menos ao final do mês.
 
Em suma, o importante é sempre olhar a tensão do aparelho antes de ligá-lo a qualquer tomada. Alguns aparelhos oferecem uma chave bivolt, que alterna entre as duas voltagens, e esta também deve ser conferida antes de plugar o eletrodoméstico. Na dúvida, o manual de qualquer equipamento pode ser bastante elucidativo nesta questão.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »