AtaNews Publicidade 728x90
16/02/2024 às 15h36min - Atualizada em 16/02/2024 às 15h36min

ABRAINC projeta cenário otimista para o mercado imobiliário em 2024

Em Sorocaba, a Construtora Planeta também prevê um ano bastante positivo com os futuros lançamentos

Assessoria, Juliana Cuani
Foto: Divulgação

A Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) tem projeções otimistas para o setor imobiliário em 2024, especialmente com a consolidação das novas regras para o Programa Minha Casa Minha Vida. Se as expectativas se confirmarem, a redução das taxas de juros deve impulsionar o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). Além disso, as pesquisas de intenção de compra revelam um mercado aquecido, que deve contribuir para a redução dos níveis de estoque de imóveis e consequentemente estimular os lançamentos. As informações são do mais recente Boletim Econômico divulgado pela ABRAINC.

 

"Durante o ano – de 2023 -, o governo federal anunciou várias medidas que impactaram diretamente as expectativas de investimento no setor produtivo e projetam um cenário positivo para 2024. Essas medidas abrangem a implementação do novo arcabouço fiscal, a reforma tributária e a introdução do Minha Casa Minha Vida, este último com efeitos especialmente diretos na indústria da construção", indica o Boletim.

 

Em julho de 2023, entraram em vigor as novas regras do Programa Minha Casa Minha Vida com a promulgação da Lei nº 14.620. Entre as novas regras, destacam-se o aumento no Desconto Complemento oferecido no valor da entrada para aquisição do imóvel, com subsídio que pode chegar a R$ 55 mil; o valor máximo dos imóveis no programa de até R$ 350 mil; e as novas taxas de juros de 4% a 4,25% nas faixas mais baixas.

 

Para este ano, a redução na inflação deve contribuir para a queda nos juros – o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) fechou o mês de novembro de 2023 com 4,7% no acumulado em 12 meses - foi a segunda queda seguida no índice.

 

"No último boletim Focus de 2023, as expectativas do mercado indicavam uma inflação dentro do intervalo proposto pelo regime de metas do Banco Central (entre 4,75% e 1,75%). Para 2024 a expectativa é uma inflação de 3,9% a.a. em dezembro", diz a ABRAINC.

 

Os dados de intenção de compras de imóveis corroboram o cenário positivo para o setor. A Pesquisa da Brain Inteligência Estratégica realizada em todas as regiões do Brasil, em novembro de 2023, revela que a intenção de compra de imóvel continua em patamar maior se comparada ao mesmo período de 2022. O indicador, entretanto, está abaixo do constatado no período pré-pandemia.

 

Futuros lançamentos

O ano de 2024 promete ser marcante para a Construtora Planeta e para o mercado imobiliário de Sorocaba. O Grupo Planeta deve lançar novos empreendimentos pela marca Planeta e pelo programa Minha Casa Minha Vida, com a marca Access. Para este ano serão 13 canteiros de obras funcionando simultaneamente e mais de 2 mil profissionais atuando.

 

"Planejamos nossas ações de forma sólida, conectados com a realidade do mercado imobiliário e com as demandas dos sorocabanos. Acreditamos que 2024 será um ano com oportunidades para aprimorarmos nossos projetos, avançarmos com as obras e entregas e com o foco total em nossos clientes, que confiam na qualidade da Planeta", afirma Ricardo Guimarães, presidente do Conselho Administrativo da Construtora Planeta.

 

Sobre a Planeta              

Fundada em 1998, a Construtora Planeta possui atuação na cidade de Sorocaba (SP) e conta com 58 empreendimentos entregues dentro do prazo e sempre com alta qualidade. É a construtora mais lembrada e querida pelos sorocabanos segundo a pesquisa Top of Mind, do Instituto Ipeso, e segundo o Instituto de Pesquisa Cruzeiro do Sul (Ipecs), da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), sediada em Sorocaba.

 

Destaca-se por iniciativas voltadas à tecnologia, sustentabilidade e inovação, além da causa socioambiental por meio do Instituto Planeta Social, braço da empresa que realiza ações em prol de entidades filantrópicas e de causa animal. Solidez, pioneirismo e inovação estão entre suas principais bandeiras.

 

Pelo quarto ano seguido, a Planeta é uma das 50 maiores construtoras do país, de acordo com o ranking 2023 da Intec do Brasil (Informações Técnicas da Construção).

 

Além disso, a empresa é líder de mercado em seu segmento na localidade onde tem suas operações, sendo responsável pela maior parte share da região de Sorocaba.

 

A Planeta ganhou o Prêmio de Produtividade 2021 da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc); é recomendada para a certificação da norma internacional ISO 9001:2015 e para o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) – Nível A; recebeu a certificação da Great Place to Work (GPTW), consultoria global que identifica organizações que criam bons ambientes para se trabalhar em todo o mundo; e conquistou o "Selo Casa Azul - Ouro" da Caixa Econômica Federal, no empreendimento La Vista Moncayo, que reconhece obras que promovem o uso racional de recursos naturais e pensam na melhoria da qualidade da habitação.

 

É, ainda, a construtora responsável pelo mais alto edifício do interior do Brasil, o Ícone Planeta, e pelo primeiro e maior complexo multiuso da região de Sorocaba, o Planeta Square Garden, além do mais luxuoso edifício da cidade, o Dijon.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »